Chá de Hibisco

Olá meninas.
Continuo no combate á retenção de líquidos e celulite.
 
No segundo livro da Dra. Ágata Roquette, "As regras de Ouro", ela fala no poder medicinal do chá aliado a uma dieta saudável, e indica alguns chás e os seus benefícios. Fiquei assim a conhecer a capacidade do Chá de Hibisco no combate á retenção de líquidos, e fui em busca de mais informação, a qual não podia deixar de partilhar com vocês né?



Imagem retirada da internet


Então é assim, o chá de hibisco é feito a partir das flores e botões do Hibiscus Sabdariffa, que tem propriedades que estimulam a queima de gordura corporal, o aumento da capacidade de digestão, o combate à retenção de líquido, auxília na manutenção da flora intestinal e ainda pode ser um óptimo regulador do intestino.


Mas qual é o fenómeno que faz com que ele reduza a retenção de líquidos?

O fenómeno é o facto de ele possuir uma grande concentração de um pigmento da família dos flavonoides, chamado de antocianina. Essa susbtância possui uma ação antioxidante e anti-inflamatória, por isso combate tanto os radicais livres quanto a inflamação celular. Com isso, o organismo liberta as substâncias que atrapalham o processo de emagrecimento e que causam o envelhecimento precoce das células.
Mas não fica por aí... as suas enzimas e mucilagens ajudam no processo digestivo impedindo que parte das gorduras e dos carboidratos que consumimos sejam absorvidos pelo intestino (que nós tanto precisamos :) , né?), anulando parcialmente o hormônio antidiurético, que faz o corpo eliminar líquidos com mais facilidade.
 
O hibisco possui ainda vitamina C, que actua no sistema circulatório reduzindo a pressão na parede dos vasos sanguíneos, e cálcio, essencial para a saúde dos ossos.
 
Com todos estes benefícios entendem agora porque me chamou á atenção e resolvi partilhar... :)
 
 
E como devemos preparar o chá de hibisco?
 
Ora então é súper fácil!
Basta ferver 1 litro de água, e quando a água começar a ferver, colocar 2 colheres de sopa de hibisco seco ou 2 saquetas. Misturar na água, desligar o fogão e deixar que a mistura apure por pelo menos 5 minutos. Depois disso, coar o chá (se for hibisco seco), e desfrutar do seu sabor, que pelo que percebi tem um leve sabor a framboesa.
 
Para potencializar os efeitos do chá de hibisco, podemos acrescentar ao chá, érvas de Cavalinha e Alfafa, que ajudam a acelerar os resultados. A Cavalinha possui ação diurética e a Alfafa é um antioxidante natural.
 
 
Onde se pode comprar?
 
O chá está á venda em saquetas nos supermercados, e pode-se encontrar as ervas em saquinhos nas ervanárias.
 
Atenção na hora da compra do chá de hibisco. O chá é feito das flores e dos botões do hibiscus sabdariffa, uma espécie diferente da planta ornamental que se pode encontrar nos jardins, por isso, na hora de comprar, é preciso ter atenção ao nome correto.
 
Eu pessoalmente ainda não procurei nas ervanárias e no hipermercado Continente, onde habitualmente faço compras não encontrei, mas é uma questão de procurar melhor.
 
 
Dieta do Chá de Hibisco
 
Fiquei ainda a saber que é possível fazer uma dieta com este chá, que consiste em ingerir 1 litro do chá por dia, de preferência tomando uma caneca antes de cada uma das refeições. Alguns adeptos desta dieta já afirmaram, ser possível perder até 4 quilos no período de quinze dias...
 
Se é verdade, não sei, mas no meu caso o que pretendo é ver as minhas pernas a desinchar até ao verão. É claro que se isso acontecer, irá reflectir-se no meu peso, pois acredito que o volume de água que retenho, faz aumentar os números na balança.
 
No entanto, e como é óbvio, o chá por si só não irá produzir um grande efeito. Para que haja resultado, é fundamental aliar o seu consumo a uma dieta equilibrada (essa já está a ser feita) e à prática de exercício físico (isto é que ainda não... mas há-de chegar o dia em que me dará vontade :), tenho fé!).
 
Contudo, as pessoas que tenham problemas cardíacos, as gestantes e os diabéticos, devem sempre consultar um médico antes de iniciar o consumo do chá, a fim de evitar qualquer tipo de efeito colateral. Para as demais pessoas o consumo é permitido sem contra-indicações.
 
 
Para terminar, um pequeno conselho que vos deixo com carinho:
 
Convém lembrar, e aproveito este momento, de que é fundamental consultar um nutricionista antes de iniciar qualquer dieta. No meu caso e como algumas de vocês já sabem (as que não souberem podem voltar ao início desta aventura e ler o meu começo), iniciei a dieta após a compra do livro, de uma nutricionista credenciada, a Dra. Ágata Roquette, o qual me deu a informação necessária para começar. Todos os menus que aqui partilho, são as opções que tomei, as quais achei de interesse dar a conhecer, a fim de mostrar que é possível, e que vamos sempre a tempo de mudar. Mas vocês podem e devem fazer as vossas escolhas mediante os vossos hábitos e rotinas.
 
Contudo não deixem de comprar o primeiro livro, "A dieta dos 31 Dias", que custa cerca de 16€, mas que valem bem apena gastar!
 

12 comentários:

  1. Estou um pouco confusa eu tomo todos os dias dois comprimidos para controlar a minha tenção que é um pouco alta Diovan 160 mil e gramas e o cartia 100 mil gramas será que posso tomar o chá Hibisco uma boa noite e o brigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Julia.
      Como sabe eu não possuo qualquer conhecimento na área de medicina, sou apenas uma recente blogueira que faz esta dieta maravilhosa e por isso resolvi partilhar o meu dia a dia com voces.

      Contudo, voltei a reler este post, e há um momento que diz assim:

      "O hibisco possui ainda vitamina C, que actua no sistema circulatório reduzindo a pressão na parede dos vasos sanguíneos, e cálcio, essencial para a saúde dos ossos."

      Eu entendo que pode ser um aliado para baixar a tensão. Mas não deixe de pesquisar melhor na internet e até mesmo perguntar ao seu médico de família.

      Um beijo e dê notícias

      Eliminar
    2. Olá, caí aqui um pouco de pára-quedas porque hoje comprei o chá e o senhor onde comprei, diz que o toma porque lhe baixa a tensão.
      Espero ter ajudado.
      Eu iniciei a minha dieta dos 31 dias, ainda estou no terceiro dia... só a iniciei orque conheço 4 pessoas que a fizeram e ainda estão a fazer e vi resultados.
      Ana Atabão

      Eliminar
  2. olá Nocas...
    estive a ler este artigo sobre a retenção de líquidos, pois é um dos meus problemas... apesar de ter obtido ótimos resultados na 1ª fase da dieta, confesso que não consigo beber muitos líquidos, é dificil beber 2 l de água por dia pois estou em casa e não tenho assim tanta sede. Estive a ler sobre o chá, e até comprei, mas como não sou grande apreciadora de chás, não consigo beber muito....e não podemos colocar adoçante??? ... estive a pensar comprar coca.cola zero...mas tem tanto gaz, acho que incha a barriga... não sei bem o que beber, só sei que devia beber muito mais liquidos....
    bjs e obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      A coca-cola não é amiga de quem faz retenção de líquidos, muito pelo contrário...
      Na dieta a Dra. permite beba-la, se for sem açúcar, assim como que um "mimo", para tirar a ideia de outros doces, e também porque ajuda a saciar. Mas para quem tem o nosso problema o melhor é evitar.

      Eu também nunca bebi 2 lt... Tente pelo menos beber entre 1 a 1,5lt de chá.

      Já experimentou o chá verde + gengibre + limão ou canela?
      Bebe-se bem sem açúcar...

      E há também o de oliveira + limão...

      Vou-lhe deixar aqui uns links que falam sobre eles.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Chá de gengibre - http://ancaje.blogs.sapo.pt/3712.html

      Chá de oliveira - http://ancaje.blogs.sapo.pt/3934.html

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Sabe-me dizer onde posso comprar o hibisco seco?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      O meu comprei numa ervanaria, pois nos supermercados não encontrava.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Obrigada, Nocas.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Bem eu estou fazendo uma apenas de líquidos fiquei 7 dias apenas bebendo sucos de frutas chás e as vezes shake nesses 7 dias só eliminei 3 quilos mas infelizmente no fim de semana a começar pela sexta pisei fora da bola com minha dieta quero dizer comi algumas coisinhas e ganhei 1 então voltei desde ontem firme com minha dieta, apenas não como coisas sólidas quero bebe líquidos pois também quero tratar minha ansiedade por comida, quero meu quilo de volta de sempre em apenas 2 anos ganhei 8 quilos quero voltar pro meus 50 quilos criei um blog apenas pra mim mesma postar todos os dias como estou conseguindo me manter na dieta, mas e conseguir em 1 semana perder 3 mantendo por um bom período vou chegar ao meu tão sonhado peso de volta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa.
      Peço desculpa pela demora na resposta, mas tenho estado ausente do blog.
      Desejo-lhe muito sucesso para alcançar o seu peso desejado.
      Beijinhos

      Eliminar

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!