Chá de Hibisco

Olá meninas.

Olá a todos,

Com a preocupação de combater a retenção de líquidos e a celuite, nunca é demais saber os alimentos que são aliados nessa luta, bem como conhecer as suas propriedades. 
Com certeza já ouviram falar por aí sobre o chá de hibisco, mas conhecem as suas reais capacidades e como ele pode ajudar a atingirem os resultados tão esperados?



Pois bem, vou então falar um bocadinho sobre ele.

O chá de hibisco é feito a partir das flores e botões do Hibiscus Sabdariffa, que tem propriedades que estimulam a queima de gordura corporal, o aumento da capacidade de digestão, o combate à retenção de líquidos, auxilia na manutenção da flora intestinal e ainda pode ser um ótimo regulador do intestino.


Mas qual é o fenómeno que faz com que ele reduza a retenção de líquidos?


O chá de hibisco possui uma grande concentração de um pigmento da família dos flavonoides, chamado de antocianina. Essa substância possui uma ação antioxidante e anti-inflamatória, por isso combate tanto os radicais livres e a inflamação das células. Com isso, o organismo liberta as substâncias que atrapalham o processo de emagrecimento e que causam o envelhecimento precoce das células.
Mas não fica por aí... as suas enzimas e mucilagens ajudam no processo digestivo impedindo que parte das gorduras e dos hidratos de carbono que consumimos sejam absorvidos pelo intestino, anulando parcialmente o hormônio anti-diurético, que faz o corpo eliminar líquidos com mais facilidade.

O hibisco possui ainda vitamina C, que actua no sistema circulatório reduzindo a pressão na parede dos vasos sanguíneos, e cálcio essencial para a saúde dos ossos.


E como devemos preparar o chá de hibisco?

Ora então é súper fácil!

Basta colocar num recipiente de ir ao lume 1 litro de água, e quando começar a ferver colocar 2 colheres de sopa de hibisco seco ou 2 saquetas. Misturar na água, desligar o fogão e deixar que a mistura apure por pelo menos 5 minutos. Depois disso, coar o chá (se for hibisco seco), e desfrutar do seu sabor, que pelo que percebi tem um leve sabor a framboesa.

Para potencializar os efeitos do chá de hibisco podemos acrescentar-lhe outras ervas, como a Cavalinha e a Alfafa, que ajudam a acelerar os resultados. A Cavalinha possui ação diurética e a Alfafa é um antioxidante natural.


Onde se pode comprar?

O chá está á venda em saquetas nos supermercados, e pode-se encontrar as ervas em saquinhos nas ervanárias.
Atenção na hora da compra do chá de hibisco. O chá é feito das flores e dos botões do hibiscus sabdariffa, uma espécie diferente da planta ornamental que se pode encontrar nos jardins, por isso, na hora de comprar, é preciso ter atenção ao nome correto.


No entanto, e como é óbvio, o chá por si só não irá produzir um grande efeito. Para que haja resultados, é fundamental aliar o seu consumo a uma dieta equilibrada e à prática de exercício físico.

Contudo, as pessoas com problemas cardíacos, as gestantes e os diabéticos, devem sempre consultar um médico antes de iniciar o consumo do chá, a fim de evitar qualquer tipo de efeito colateral. Para as demais pessoas o consumo é permitido sem contra-indicações.

Se já experimentaram, ou resolverem experimentar, deixem o vosso feedback nos comentários. 😉


Publicação actualizada em 09-10-2017

17 comentários:

  1. Estou um pouco confusa eu tomo todos os dias dois comprimidos para controlar a minha tenção que é um pouco alta Diovan 160 mil e gramas e o cartia 100 mil gramas será que posso tomar o chá Hibisco uma boa noite e o brigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Julia.
      Como sabe eu não possuo qualquer conhecimento na área de medicina, sou apenas uma recente blogueira que faz esta dieta maravilhosa e por isso resolvi partilhar o meu dia a dia com voces.

      Contudo, voltei a reler este post, e há um momento que diz assim:

      "O hibisco possui ainda vitamina C, que actua no sistema circulatório reduzindo a pressão na parede dos vasos sanguíneos, e cálcio, essencial para a saúde dos ossos."

      Eu entendo que pode ser um aliado para baixar a tensão. Mas não deixe de pesquisar melhor na internet e até mesmo perguntar ao seu médico de família.

      Um beijo e dê notícias

      Eliminar
    2. Olá, caí aqui um pouco de pára-quedas porque hoje comprei o chá e o senhor onde comprei, diz que o toma porque lhe baixa a tensão.
      Espero ter ajudado.
      Eu iniciei a minha dieta dos 31 dias, ainda estou no terceiro dia... só a iniciei orque conheço 4 pessoas que a fizeram e ainda estão a fazer e vi resultados.
      Ana Atabão

      Eliminar
  2. olá Nocas...
    estive a ler este artigo sobre a retenção de líquidos, pois é um dos meus problemas... apesar de ter obtido ótimos resultados na 1ª fase da dieta, confesso que não consigo beber muitos líquidos, é dificil beber 2 l de água por dia pois estou em casa e não tenho assim tanta sede. Estive a ler sobre o chá, e até comprei, mas como não sou grande apreciadora de chás, não consigo beber muito....e não podemos colocar adoçante??? ... estive a pensar comprar coca.cola zero...mas tem tanto gaz, acho que incha a barriga... não sei bem o que beber, só sei que devia beber muito mais liquidos....
    bjs e obrigado pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      A coca-cola não é amiga de quem faz retenção de líquidos, muito pelo contrário...
      Na dieta a Dra. permite beba-la, se for sem açúcar, assim como que um "mimo", para tirar a ideia de outros doces, e também porque ajuda a saciar. Mas para quem tem o nosso problema o melhor é evitar.

      Eu também nunca bebi 2 lt... Tente pelo menos beber entre 1 a 1,5lt de chá.

      Já experimentou o chá verde + gengibre + limão ou canela?
      Bebe-se bem sem açúcar...

      E há também o de oliveira + limão...

      Vou-lhe deixar aqui uns links que falam sobre eles.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Chá de gengibre - http://ancaje.blogs.sapo.pt/3712.html

      Chá de oliveira - http://ancaje.blogs.sapo.pt/3934.html

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Sabe-me dizer onde posso comprar o hibisco seco?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      O meu comprei numa ervanaria, pois nos supermercados não encontrava.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olá Nocas,
      Sou consumidora de Hibisco e concordo com quase tudo o que aqui se diz. Já o recomendei a várias amigas, e confesso que nem todas aderiram. as que aderiram, ficaram muito fâs deste chá :)

      Para os leitores...eu costumo comprar em http://www.teapot.pt/chas-medicinais/cha-hibisco
      Eles são impecáveis, e de vez em quando ainda colocam amostras deliciosas de outros chás no nosso Pack :)

      Contudo existe Vários outros sites, como o CELEIRO por exemplo, embora a TEAPOT pratique melhores preços de expedição.

      BJ e saúde a todos!

      Eliminar
  5. Obrigada, Nocas.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Bem eu estou fazendo uma apenas de líquidos fiquei 7 dias apenas bebendo sucos de frutas chás e as vezes shake nesses 7 dias só eliminei 3 quilos mas infelizmente no fim de semana a começar pela sexta pisei fora da bola com minha dieta quero dizer comi algumas coisinhas e ganhei 1 então voltei desde ontem firme com minha dieta, apenas não como coisas sólidas quero bebe líquidos pois também quero tratar minha ansiedade por comida, quero meu quilo de volta de sempre em apenas 2 anos ganhei 8 quilos quero voltar pro meus 50 quilos criei um blog apenas pra mim mesma postar todos os dias como estou conseguindo me manter na dieta, mas e conseguir em 1 semana perder 3 mantendo por um bom período vou chegar ao meu tão sonhado peso de volta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa.
      Peço desculpa pela demora na resposta, mas tenho estado ausente do blog.
      Desejo-lhe muito sucesso para alcançar o seu peso desejado.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Parece que sou o primeiro homem a comentar. Comam de tudo. Dividam um prato em 3 partes. Na parte maior ou seja metade do prato ponham saladas ou legumes. Num dos quartos do prato ponham um pouco de arroz, massa ou batata mas pouca quantidade e no outro quarto ponham um bom peito de frango perú de preferência carnes brancas grelhadas cozidas ou assadas. Durante a comida não bebam. Bebam então nos intervalos das refeições os chás que acharem mais convenientes. Em jejum o melhor será beber um copo de água morna com sumo de meio limão. Emagreçam sem fome e energia. Não se esqueçam das sopas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá demoura!
      Obrigada pela sua contribuição. ;-)

      Eliminar
  8. O hibisco pode provocar infertilidade permanente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá MP. Não tinha conhecimento dessa consequência ao consumir o chá de hibisco, por isso fui pesquisar.
      Pode ler estes 2 artigos (em baixo) para um melhor esclarecimento, mas pelo que percebi, o chá de hibisco pelas suas propriedades ajuda na contracepção e causa um efeito de infertilidade à mulher, mas apenas temporário! No caso de a mulher estar a tentar engravidar, deve suspender o consumo do chá!

      http://chahibisco.com/cha-de-hibisco-e-infertilidade-pode-abortar/

      http://endocrinologiaesportiva.com.br/o-cha-de-hibisco-altera-a-fertilidade/

      Espero ter ajudado,
      Beijinhos

      Eliminar

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!