segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2014

A importância de conhecer o nosso corpo


Olá a todos os meus queridos leitores/seguidores!
Hoje venho aqui só para deixar uma pergunta no ar: 

Será que temos a real noção de como funciona o nosso corpo e quais as suas necessidades e fraquezas?

Imagem retirada da internet

Foi a pensar nesta pergunta que tantas vezes faço a mim mesma, que decidi hoje partilhar com vocês um blog brasileiro que descobri, "Sala de Observação" e que é gerido por uma médica. Neste blog através de uma forma de escrita muito directa e simples a Dra. Mónica explica-nos tim-tim por tim-tim como funciona cada sistema existente no nosso corpo.

Deixo-vos aqui alguns dos links que mais gostei de ler e que me ajudaram a entender melhor toda esta maravilha da natureza chamada corpo humano! :)
Espero que gostem e que seja uma mais valia para vocês também, na qual poderão adquirir conceitos que vos ajudarão e muito a entender e a aplicar melhor a Dieta dos 31 Dias como qualquer outra dieta alimentar.






 


Beijinhos a todos!



segunda-feira, 3 de Fevereiro de 2014

Rúbrica Dicas Detox - "Opções de Detox após as festas" - por Rita Simões


Após estas festas de convívios, onde abundam os jantares e almoços de empresas ou amigos, dias de convívio com a família, mas também de muitos excessos alimentares, o ideal será sempre fazermos um DETOX primeiro, antes de voltarmos à rotina alimentar ou à dieta!




O DETOX fará com que limpemos o nosso organismo, demos descanso ao pâncreas e fígado, aumentemos muito o nosso metabolismo o que nos ajudará muito a perder peso mais facilmente e também a limpar toxinas e desinchar o nosso corpo!

Opções de DETOX temos várias ao nosso alcance! Eu própria fiz um DETOX Especial para estas festas, em que garanto que perdem todo peso ganho e mais algum em muitos casos! Temos os DETOX's da Dra. Ágata Roquette, tanto o DETOX de 8 bananas e 8 copos de leite num dia como o de frutas e sopas! Poderão também apenas eleger um DETOX de líquidos, em que durante 1 dia, bebem apenas batidos, sumos, chás e água! A oferta é variada! Resta a cada um eleger o que mais lhe agrada e voltar à forma rapidamente, já que ninguém gosta de chegar a Junho ainda com o pneuzinho extra ganho no Natal, certo?


 


Vamos lá começar o ano a fazer algo por nós! 
O corpo agradece e a nossa mente também!


Bom ano, Rita!





sábado, 1 de Fevereiro de 2014

Agradecimento


Olá a todos os meus queridos leitores!

É com um enorme prazer que anuncio que a página de Facebook do blog já atingiu os 1000 gostos!





Quero também aproveitar para agradecer a todos aqueles que me seguem deste a criação do blog, aos que chegaram depois e também aos que acabaram de chegar.

É por todos vocês que permaneço aqui! Apesar de o tempo livre para me dedicar ao blog já não ser o mesmo, são vocês que me motivam a continuar com ele e a publicar sempre que possível novos posts com novidades.


Um grande beijinho a todos vocês!


segunda-feira, 27 de Janeiro de 2014

Fenômeno da cetose, já conhecem...?


Olá a todos! Com o desejo de iniciar uma dieta de perda de peso, aparece uma necessidade óbvia de fazer pesquisas e tentar adquirir o máximo de conhecimento sobre o assunto. Quase de certeza, durante essas pesquisas, já leram algum artigo que falava deste fenómeno que acontece no nosso corpo quando fazemos uma dieta baixa em hidratos de carbono. Contudo, sabem realmente o que acontece no nosso organismo? Resolvi então fazer este post para falar um bocadinho sobre o assunto.

Este fenômeno é um dos mais importantes que acontece no nosso corpo durante este tipo de dietas, e que é determinante para a queima de gordura e, consequentemente, a perda de peso rápida. Vamos então falar sobre a cetose.
O que é a Cetose?

Segundo a Wikipédia, “a cetose foi identificada pelo Dr. Alfred Bauer em 1962 e é um estágio no catabolismo que ocorre quando o pâncreas converte gorduras em ácidos graxos e corpos cetônicos, que podem ser usados pelo corpo para energia”.




Em resumo, a cetose é um fenômeno que acontece quando o nosso organismo usa os depósitos de gordura do corpo como fonte de energia. O acontecimento da cetose é induzido por dietas com baixa ou nenhuma ingestão de hidratos de carbono, como a Dieta dos 31 Dias e a famosa dieta Dr. Atkins.
A cetose é considerada tóxica para as células, podendo acarretar problemas à saúde. Porém, quando controlada, pode ajudar muito quem quer emagrecer de forma rápida. Como efeito colateral, a cetose pode causar náuseas, mau hálito, fadiga, desidratação, enjôo e dores de cabeça em algumas pessoas, mas não em todas.
 O corpo humano inicia o processo de cetose quando fica muito tempo sem ingerir hidratos de carbono. Geralmente, a cetose inicia-se em aproximadamente 3 dias, fazendo com que o corpo perca peso rapidamente. É aí que a cetose se mostra fundamental para este tipo de dieta.

Porém, basta que a pessoa coma uma quantidade mínima de determinado alimento que contenha carboidrato, para que o processo de cetose seja interrompido. Por isso, caso notem alguma alteração na vossa saúde após iniciarem este género de dietas, interrompam-na imediatamente, ingerindo uma quantidade razoável de hidratos de carbono.





Bagas goji - saborosas e saudáveis


Olá a todos! O que me traz aqui hoje é o desejo de partilhar com vocês um alimento super poderoso, que traz imensos benefícios á nossa saúde. 


As bagas goji ou goji berries são umas bagas vermelhas provenientes do Noroeste da China e do Tibete. São vendidas no seu estado seco, ainda cruas, porque são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC.




São saborosíssimas e podem ser comidas diretamente do pacote ou adicionadas a cereais de pequeno-almoço, saladas de frutas ou batidos, como qualquer outro fruto seco.

Embora sejam uma novidade na cozinha Ocidental, os chineses têm conhecimento dos poderes especiais desta baga há milhares de anos. Das cerca de 8000 ervas e alimentos que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa, as Goji berries são consideradas a erva-alimento nº1. Estão no topo da tabela.
As bagas goji contribuem para uma vida alegre, energética e saudável.

Saborosas, fáceis de incorporar no dia-a-dia e tão concentradas em nutrientes, não admira que estas pequenas bagas sejam um fenómeno extraordinário de sucesso por todo o mundo.

Informação nutricional

As Goji berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta. São uma fonte de proteína completa.




Contêm 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano. Contêm até 21 minerais, entre os quais: zinco, ferro, cobre, cálcio, selénio e fósforo.
As Goji berries contêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.

Contêm ainda polissacarídeos, que fortificam o sistema imunitário, um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento.


Usos tradicionais

Na Medicina Tradicional Chinesa, as Goji berries têm sido consideradas como um alimento da mais alta qualidade para promover a longevidade, dar força e estimular a potência sexual.
Consta que o famoso Li Qing Yuen, que popularizou o Ginseng na cultura chinesa e que aparentemente viveu até à madura idade de 252 anos (1678-1930), consumia Goji berries diariamente.

Benefícios e possíveis efeitos medicinais

Muitos estudos publicados nos últimos anos, principalmente na China, reportam possíveis efeitos medicinais das bagas goji, especialmente devido às suas propriedades antioxidantes, incluindo potenciais benefícios contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias, problemas de visão e do sistema neurológico e imunitário.

Também se lhe atribuem propriedades anti-cancerígenas. É uma fruta anti-envelhecimento por excelência, aumentando os níveis de energia, ajudando no processo digestivo e na perda de peso – por ser tão concentrada, basta comer pouca quantidade para se sentir saciado e bem nutrido.

Os aminoácidos presentes nestas pequenas bagas estimulam o funcionamento de células brancas até 300%, tornando muito difícil que quem as consome fique constipado ou com gripe.

Uma das mais recentes descobertas acerca dos benefícios das Goji berries é a sua capacidade de melhorar os níveis de insulina nos diabéticos.

As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame happy berry ou smiling berry.

Como usar

Directamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm).


Também podem ser demolhadas e rehidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária. Dosagem: quantidade razoável – 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.

Podem ser compradas em vários surpercados e lojas dietéticas.

Nota: as Goji berries podem adaptar-se a climas europeus e é uma planta naturalizada na Grã-Bretanha há mais de 200 anos. Porque não lançar uma bagas no solo do seu quintal (ou num vaso, se vive num apartamento) e ter o privilégio de consumi-las frescas sempre que lhe apetecer? É uma planta que se propaga muito facilmente. Só não gosta de demasiada chuva.


Pessoalmente posso-vos dizer que o paladar é óptimo, e só de pensar nos benefícios... não deixem de experimentar, pois é a vossa qualidade de vida que está em causa!

                                                                                                              Beijinhos


 

quinta-feira, 2 de Janeiro de 2014



Olá a todos os meus queridos seguidores/leitores!





Passei aqui rapidinho só para dizer que não vos esqueci, nem abandonei o blog... simplesmente a vida nem sempre nos permite ter tempo para tudo a que nos dedicamos!
Ainda assim, e apesar da escassez de tempo, pois apesar deste "nosso cantinho" ser um projecto a que me dediquei com muito carinho, tive de o colocar em 2º plano relativamente á minha vida pessoal, mas quero que saibam que continuo aqui firme e forte para continuar a geri-lo da melhor forma que conseguir, mantendo-vos informados!

Sempre que precisem comentem os posts ou enviem e-mail para diariodietados31dias@gmail.com, que assim que me for possivel respondo ;)




Aproveitem este novo ano que começou para continuar/começar o vosso projecto para alcançarem um "corpinho danone".



Um grande beijinho a todos

Nocas - gestora do blog




segunda-feira, 2 de Dezembro de 2013

Rúbrica Dicas Detox - "Já conhecem o Camu Camu?" - por Rita Simões



O Camu Camu é uma planta nativa da Amazónia que cresce nas margens dos rios amazónicos do Perú. O Camu Camu é o alimento mais rico em vitamina C, superando largamente a laranja e outros citrinos. 



Um fruto fresco de Camu Camu pode conter até 4% de vitamina C, sendo a maior fonte desta vitamina que existe, enquanto que o limão pode chegar ao 0.5% de vitamina C. O Camu Camu tem propiedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
A sua cor roxa avermelhada converte-se em bege claro quando seco e convertido em pó.




O fruto de Camu Camu é também uma excelente fonte de cálcio, fósforo, potássio, ferro, uma série de aminoácidos como a serina, valina e leucina; pequenas quantidades de vitaminas como a tiamina, riboflavina e niacina.
Devido ao seu alto conteúdo de vitamina C, o seu consumo frequente fortalece os ossos, melhora notavelmente o sistema de defesa e favorece a cicatrização de feridas. Tradicionalmente o Camu Camu é utilizado para manter uma boa visão, combater infeções virais, melhorar a saúde do sistema respiratório, para ter uma pele bonita e ajudar a manter as funções do cérebro, olhos, fígado e pele. Também desacelera o processo de envelhecimento e favorece a circulação sanguínea. É considerado um bom anti-depressivo natural e é útil en casos de stress, pois incrementa-nos energia. Também, alivia os sintomas do resfriado.
Pode ingerir-se em sumos ou batidos. Poderá ingerir até três colheres de camu camu em pó ao dia. 



Sem dúvida nenhuma, um excelente alimento para incluir na nossa lista de compras durante os meses frios. Poderá encontrar embalagens de Camu Camu em lojas dietéticas como a Celeiro Dieta.


Beijinho, Rita









segunda-feira, 25 de Novembro de 2013

Rubrica de Fitness - "O stress e a gordura" - por Alícia Reis


O que é o cortisol?

É uma hormona corticosteroide da família dos esteroides, produzido pela parte superior da glândula suprarrenal, que está diretamente envolvido na resposta ao stresse.





Afirma-se que o aumento dos níveis de cortisol provocado pelo excesso de stress, irá na verdade aumentar a gordura abdominal.


Esta informação está baseada numa investigação que mostrou uma associação entre a secreção de cortisol induzida pelo stress e a gordura abdominal.

Em linguagem científica, as células de gordura visceral são mais “metabolicamente ativas” do que as células de gordura subcutânea. Não só são mais sensíveis aos efeitos do cortisol em circulação do que as células adiposas de outras partes do corpo, como também têm mais recetores que respondem ao cortisol ativando enzimas que armazenam gordura.
No entanto, a associação entre a gordura corporal e o cortisol tem pouco a ver com o aumento de curta duração do cortisol, que ocorre durante e depois do exercício.

O verdadeiro problema ocorre quando os níveis de cortisol permanecem elevados durante períodos de tempo prolongados, o que acontece muitas vezes devido ao stress físico e/ou psicológico constante.
As pessoas que segregam grandes quantidades de cortisol em resposta ao stress, são as que têm maiores probabilidades de comer mais como forma de lidar com esse stress. Quando podem escolher os alimentos para comer, elas normalmente irão escolher os alimentos mais ricos em gordura e açúcar.

Por isso, se você produz cortisol em excesso, existem boas probabilidades de que irá preferir os alimentos mas ricos em açúcar e gordura sempre que os seus níveis de stress começarem a subir. Para além disso, muitas das calorias extra que irá ingerir durante um “ataque de comida”, irão ser armazenadas na sua barriga.

Mas apenas para repetir, esses problemas estão associados à exposição prolongada aos níveis elevados de cortisol. O aumento de curta duração do cortisol durante e depois do exercício não é algo com que precise de se preocupar.

Monitorize os seus progressos numa base semanal. Verifique a sua forma ao espelho, o seu peso na balança, a forma como as suas roupas lhe assentam na cintura e os seus níveis de força no ginásio.

Para além disso, para obter valores mais exatos da sua percentagem de gordura corporal, pode usar acessórios como as pregas adiposas (fat calipers) e máquinas específicas que muitas vezes estão presentes nos ginásios.




  

sexta-feira, 15 de Novembro de 2013

Rúbrica - "O meu desafio fitness" - Balanço dos treinos


Olá a todos os meus queridos leitores!


 
Precisei tirar umas mini férias daqui do blogue, para me dedicar á minha vida pessoal, pelo que não me foi possível responder a e-mails, comentários, nem sequer editar/publicar novos posts.
 
Vou colocar mãos á obra para recuperar o tempo perdido, e assim responder a tudo o que me perguntaram.

 
Como já devem ter percebido pelo título desta publicação, hoje irei fazer um balanço do meu Desafio Fitness.
 
Ora bem... este meu desafio começou muito bem, pois durante duas semanas fui fiel aos treinos e adorei sentir cada gota de suor que escorreu pelo meu corpo. Infelizmente, a dada altura toda a minha convicção se desmoronou devido á falta de tempo, e em parte (confesso!) devido á minha falta de organização.
 
Assim sendo, se tudo tivesse corrido como planeei, nesta altura já estaria a ser avaliada pela minha querida PT Alícia Reis, para ver qual o meu progresso, e quem sabe estaria agora a falar dos meus belos resultados! 

Mas não... as coisas não correram assim, e não me vale a pena estar para aqui com lamentações do género: "Ai... sou uma fraca!", "Ai nada do que começo termino!", enfim...! Nada disso me ajudará a alcançar os meus objectivos!
 
 
Se falhei? 
Sim falhei! 
E agora? Está tudo perdido?
Não, não está...! 
Então??? 
Então? Toca a mexer o esqueleto para recuperar o tempo perdido...
 
 
[ Sim, esta fui eu a falar com a minha consciência... e este é o momento em que vocês questionam a minha sanidade... :) :) :) ]


Mas é mesmo assim, não me vale a pena chorar o leite derramado mas sim pensar no que fazer para dar a volta!
Nem tudo está perdido, e não foi por parar uns dias que estraguei totalmente o que conquistei em todos os outros!
 
Apesar do pouco tempo de treino que tive, fiquei com a sensação que tinha ganho alguma massa muscular nas pernas, e que a minha resistência física durante os treinos tinha melhorado. 
Ainda não falei com a minha PT sobre isso, pois devido ao pouco tempo de treino que tive, pode ser ilusão minha, mas o que é certo é que ilusão ou não, fiquei feliz e motivada para continuar!
 
As aulas que ela colocou no meu programa de treino são magníficas e nada aborrecidas. É claro que alguns exercícios são puxados numa fase inicial, pois não estamos habituados a tal esforço, mas não são nada do outro mundo, e no fim a sensação de dever cumprido... ui... essa sim é magnífica!
 
Todas as aulas são feitas em circuito, ou seja, consistem na repetição de séries de exercícios que trabalham um determinado grupo muscular, ou mais do que um numa só aula.
Se, como eu acharam que chegou a altura de fazer algo mais do que estar sentada no sofá a ver TV, não deixem de contactar a querida Alícia pois não se vão arrepender! E ela é duma simpatia que só visto... ;)
 
Na minha opinião cada um deve encontrar a sua própria motivação para começar a treinar, mas se como eu precisam de um pequeno incentivo, aqui vos deixo um artigo que vos pode ajudar a ficaram motivados!
 


E assim me despeço!
Voltarei em breve com mais novidades desta minha luta pela conquista de um "corpinho danone" ;).
 
Beijinhos

 



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