Rúbrica Dicas Detox - "Benefícios da Pimenta Caiena" - por Rita Simões


Sabiam que a pimenta caiena (vermelha) traz diversos benefícios ao corpo? 

Ela aumenta a circulação, melhora a digestão e eleva a temperatura do corpo. E não pára por aí...! Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, mostrou que o consumo frequente da pimenta caiena aumenta o metabolismo em até 20%. Além disso, a pesquisa revelou que ela ajuda a retirar gorduras nocivas das artérias, tendo propriedades que promovem a saúde cardiovascular. 





A especiaria tem um sabor picante e é um alimento termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal. Isso faz com que o corpo queime mais calorias e ajuda a emagrecer. É claro que, comer um bolo de chocolate com tempero de pimenta não vai mandar os seus pneuzinhos embora! Ela deve ser usada como um alimento coadjuvante, junto a uma dieta equilibrada e a prática de exercício físico para assim, aumentar os seus resultados. A pimenta também contém bioflavonóides que podem ajudar na prevenção de alguns tipos de cancro. É também um alimento altamente nutritivo, fonte de vitaminas A e C, ferro, cálcio, caroteno, niacina, riboflavina, tiamina e fibras. Para aproveitar os benefícios, use 3 gramas de pimenta caiena por dia como tempero de pratos quentes, peixe, saladas, etc. Além de dar cor, sabor e um toque picante, ganha ainda dezenas de benefícios.


Os benefícios gerais são:


1- Alívio de dores

- Anti-gripal
Ajuda a mover o muco congestionado. Quando o muco começa a sair do corpo, em geral, há um alívio dos sintomas da gripe.

- Propriedades anti-fúngicas
Os resultados de um estudo indicam que a pimenta caiena pode prevenir eficazmente a formação de agentes patogênicos fúngicos.

- Prevenção de enxaquecas

Pode estar relacionado com a capacidade da pimenta para estimular uma resposta à dor em uma área diferente do corpo, revertendo a ação do cérebro para um novo local. Após essa ação inicial da dor, as fibras nervosas têm uma substância P menor (neurotransmissor responsável pela modulação e sensação de dor), então a percepção de dor é diminuída.

5 - Antialérgicos
É um agente anti-inflamatório e ajuda a aliviar alergias.

6- Auxilia na digestão
Estimula o sistema digestivo, aumentando o fluxo de produção de enzimas e sucos gástricos. Isso ajuda na capacidade do organismo de metabolizar a comida (e toxinas). É útil também na eliminação de gases intestinais.

- Propriedades anti-inflamatórias
Por esta acção, tem grandes benefícios para a artrite, diabetes, psoríase e herpes.

8 - Ajuda a produzir saliva
Estimula a produção de saliva, uma chave importante para a digestão, e excelente para manter a saúde da boca.

9 - Previne e trata coágulos sanguíneos
Ajuda a reduzir a aterosclerose, incentiva a atividade fibrinolítica e previne a formação de coágulos no sangue, os quais podem reduzir as hipóteses de um ataque cardíaco ou acidente vascular encefálico.

10 - Estimulante circulatório
É um estimulante circulatório reconhecido. Aumenta a circulação linfática e ritmo digestivo. Por aquecimento do corpo, o processo natural da desintoxicação acontece. A pimenta naturalmente faz-nos suar, outro importante processo de desintoxicação. Combinado com sumo de limão e mel, o chá de pimenta é uma bebida altamente depurativa e deve ser consumida pela manhã.

11 - Alivio para dores articulares
Rica em substância capsaicina, a pimenta age para causar dor temporária na pele, que envia mensageiros químicos da pele para a circulação, oferecendo alívio para a dor comum.

12 - Propriedades anti-bacterianas
É um conservante excelente e tem sido utilizado para evitar a contaminação de alimentos a partir de bactérias.

13 - Agente anti-cancerígeno
Estudos descobriram que a pimenta caiena pode prevenir o cancro do pulmão em fumadores. Isto pode ser relacionado com a quantidade de capsaicina na pimenta. Esta substância inibe a formação tumoral.

14 - Auxilia na perda de peso
A pimenta caiena é um grande impulsionador metabólico, ajudando o corpo a eliminar quantidades excessivas de gordura.

15Melhora a saúde cardíaca
Ajuda a manter os níveis de pressão arterial normalizada e diminui sensivelmente os níveis de triglicéridos.

16 - Remédio para dor de dentes
É indicado para dores de dentes e gengivites.

17 - Solução tópica 
É utilizada a solução em tintura para tratamento de picada de cobra, reumatismo, úlceras, feridas e lombalgia.


Pessoalmente, consumo Pimenta Caiena diariamente à cerca de 1 ano e já não prescindo dela. Poderá adquirir uma embalagem em qualquer supermercado na zona das especiarias!
Pode consumi-la de muitas formas, depende apenas do gosto e imaginação de cada um! Eu uso em carnes, peixes, omoletes, batidos, sobremesas, frutas, sumos, assados, etc..

E vocês, já experimentaram esta pimenta?

Beijinhos, Rita










2 comentários:

  1. eu no supermercado nao consigo encontrar este pimenta. no supermercado so encontro pimentao-doce, piripiri....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adriana.
      A pimenta caiena é nada mais nada menos do que malagueta moída...
      Veja pela imagem do frasco pode ás vezes ter outro nome.

      Eliminar

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!