Mostrar mensagens com a etiqueta Rubrica Bem Viver - Por Di Batista. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Rubrica Bem Viver - Por Di Batista. Mostrar todas as mensagens

Porque é que o dia só tem 24 horas? - Rubrica Bem Viver - por Di Batista






Ok! Todos nós passamos aquela fase, em criança, em que o tempo não passa!

Estamos enfiados no nosso 7º ano de vida e as férias de verão são intermináveis... Parece que nunca mais chega o próximo aniversário, o próximo Natal, e depois, de repente, como se nos tivessem colocado numa máquina do tempo, acordamos 3 décadas mais tarde, sem tempo para nada! 

É Natal todos os meses!!!
Os anos não param de passar!!!
Ainda á pouco era sábado de manhã e agora já é segunda de tarde! STOP! 

Por mais que queiramos pôr tudo encaixadinho em horários pré-definidos, aparece uma gripe lá pelo meio, que nos encosta às boxes um dia ou dois (se for das simpáticas) e nos faz perder uma semana de gestão pessoal...

Sim, perder um dia nesta idade corresponde a uma semana de atraso, já para quem tem 7 anos, pode-se dizer que perdeu uma horita, vá.

Isto tudo para justificar a minha falha de publicação na semana passada, espero que me perdoem, mas acho que vôces entendem: isto é sempre a correr!!!

Como bónus para a semana tenho um tema super apetitoso: BRUNCH!!!


Fiquem bem e mimem-se muito!







Hortinha lá em casa! Uma experiência a repetir?? - Rubrica Bem Viver - por Di Batista




Ora então, vou partilhar convosco um episódiozinho pessoal. 

Estávamos em Agosto, mas a ideia já vinha de trás, sem dúvida. Decidimos iniciar o processo de recuperação do terreno (mini terreno) que ocupa as traseiras da casa dos meus pais. Umas ervinhas aromáticas aqui, umas alfaces ali, nabiças para a sopa e até maracujás! Sim, não íamos fazer por menos!

Primeiro passo: limpar o terreno (o mini terreno).

Ai Jesus, que trabalheira! Era arrancar raízes, revolver a terra, alguns troncos e árvores, limpar toda a folhagem, os presentes dos gatos vadios, por ai.

Segundo passo: avaliar a fertilidade da terra. 

Para isto, contamos com a ajuda dum perito na matéria, que além de avaliar, trouxe logo as sementes e os adubos e mais uma catrafada de ferramentas. 
Isto de ter uma horta tem que se lhe diga!

Então, depois de muito trabalho, dos homens, era altura de começar a fazer acompanhamento e cuidado diário da horta. Ora bem, era Agosto, calor, logo as regas eram necessárias, bem como limpar as folhas que caiam e os presentes dos gatos, proteger da praga de caracóis, limpar as ervas daninhas... 

Lá íamos fazendo as tarefas, sempre que estávamos la por casa e quando não estávamos incumbíamos quem estivesse de as fazer.
Isto durante umas semanas, até começarmos a ver o fruto do nosso trabalho. 

Em primeiro lugar vieram as alfaces, que ricas alfaces! Que bem que elas sabiam (pudera, tanto trabalhinho deram). 
Depois uma salsa aqui, uma hortelã ali...

Mas entretanto veio uma coisa pior que o calor: a chuva!
Nesta altura, la por Outubro é que começou a ser duro... Era as couves a partir, as alfaces a saírem da terra, e o maracujeiro... coitado...!

Ainda fizemos la uma estufa improvisada, mas com tanta chuva, a terra não tinha como absorver a água. Acabamos por baixar os braços e dar-nos por vencidos.

Mas ficou a experiência e a certeza de que quem lavra a terra é um herói!

Fica um conselho: comecem pelos vasinhos de ervas aromáticas, na varanda lá de casa ;)

P.S.: Parece que ainda resistiram umas quantas pencas e couves e amanha há sopa da horta!

Fiquem bem e mimem-se muito!




Overnight! - Rubrica Bem Viver - por Di Batista







Descobri o pequeno almoço maravilhoso, equilibrado e super rápido! Lá em casa já se usava o iogurte com cereais, mas desde que li uma noticia sobre os overnights fiquei fascinada!

Ora bem, overnights (em inglês depois da noite) consiste em juntar tudo e mais alguma coisa num frasco, deixar repousar durante a noite e comer ao pequeno almoço!!!
Estão a ver aquelas embalagens de iogurte gigantes? Deixam-na ficar pela metade e juntam fruta (bananas, maçãs, morangos), depois um bocado de aveia la para dentro também, podem pôr compota ou mel, misturam e dividem em frascos mais pequenos.

Eu confesso, sou extremamente preguiçosa, levantar da cama deve ser a coisa que mais me custa fazer, a seguir a dar a ferro, e qualquer minuto perdido a aquecer leite para depois juntar qualquer coisa e preparar um pão, fazia com que muitas vezes o pequeno almoço fosse assim meio aldrabado lá em casa.

Agora, até ao dia em que já não consiga comer mais overnights, é só levantar, abrir o frigorífico e tirar um equilibrado e saboroso pequeno almoço!

Mas, ao fim de semana, usem e abusem dos pequenos almoços gigantes e saudáveis. Afinal de contas, é a refeição mais importante do dia!

Eu vi meia dúzia de receitas e agora faço com o que houver  mais à mão ;)


Ficam aqui algumas ideias: receitas de overnight's


E por hoje é tudo! Fiquem bem e mimem-se muito!






FDS com programinha low cost - Rubrica Bem Viver - por Di Batista


Fim de semana! Nada melhor que o fim de semana para praticar a mimalhice a nós próprios!
E aqui a forreta da Di Batista prefere aqueles programas assim mais "pró baratos", tão baratos que são de borla!!

A época dos concertos gratuitos pela cidade fora (da minha pelo menos, o meu Porto) ainda não começaram, mas estão quase ai. Ate lá podemo-nos contentar com todas as feirinhas e mercados, que todas as semanas preenchem as ruas da cidade e por vezes os parques de estacionamento!




Eu sou fã do Flea, que consiste essencialmente em gente a vender o que já não precisa, enquanto faz uns trocos e convive com quem passa, e gente à procura duma pechincha que faz falta lá em casa. E que boas pechinchas se arranjam às vezes! Eu pertenço às segundas gentes, as que vão ver e mexer e regatear o preço, mas qualquer um pode-se inscrever e encher a mala do carro para levar até ao Flea e fazer uns troquinhos.

Este mercado de usados especificamente realiza-se uma vez por mês, em diferentes locais da cidade, às vezes os carros são mesmo usados como banca, como foi o último, realizado no antigo parque de estacionamento no Campo 24 de Agosto, outras há que se realizam nos jardins do Palácio de Cristal, por exemplo. A oferta é muito variada e vale a pena conhecer.

Digamos que é uma espécie de Vandoma, mas à tarde, que custa menos estar acordada. Sim, eu sou do tempo dos dias de glória da velhinha Vandoma, primeiro nas Fontainhas, depois uma temporada na Cordoaria e agora na Av. 25 de Abril, em Campanhã, diz-se por aqui que vale a pena, para quem gosta de madrugar.

Mas fica a dica, ao fim de semana há imensos eventos do género pela cidade espalhados, que não perdem nada em visitar. Ora seja o Flea (móvel e mensal), Família desce rua (Galerias de Paris e Cândido Reis, alternadamente), o Urban market (nas Cardosas) entre outros, até chegarem os concertos espalhados pelos parques, há muito que explorar por pouco dinheiro, ou nenhum!!!

Neste artigo falei-vos deste género de eventos, dando apenas referências na cidade do Porto, por ser a minha... Mas se procurarem, haverá com certeza estes eventos perto de vocês!

Normalmente acompanho estes eventos através destas moradas, onde podem também ver as feirinhas disponíveis na vossa localidade:

http://lazer.publico.pt/Festas


E por hoje é tudo! Fiquem bem e mimem-se muito!




 


One Night Out! - Rubrica Bem Viver - por Di Batista


“We’ll always have Paris”, pensaram em Casablanca? Muito bem! E se for: “After all, tomorrow is another day!”? Quem disse E tudo o vento levou? Bravo!




Pois é, o cinema faz parte da nossa vida. Eu sou da geração Dirty Dancing, tenho a certeza que o vi 7 vezes só num fim de semana… E como nós podemos ser marcados por filmes que vimos, ou reviver momentos felizes quando relembramos um desses filmes da nossa vida.

É daquelas coisas que se vai deixando para trás na vida adulta, ou porque não há tempo ou porque ir ao cinema é muito caro.

Bem viver não é só cuidar do corpo, é dar à alma o que ela precisa também! Venho aqui deixar-vos uma dica de uma "Night Out" com o vosso "Margarido" ou não, por zero euros!

Há por aí muito site, ligado à sétima arte, que todas as semanas disponibiliza bilhetes duplos, totalmente grátis! Quer em Lisboa, quer no Porto e por vezes também em Coimbra e Braga.

Eu já fiz bons programas à conta desses bilhetinhos e até as pipocas sabem melhor, uma vez que são a única coisa que temos que pagar, hahaha! É bom quebrar a rotina da semana, dá mais ânimo para aguentar até sexta.

Fica então uma listinha de alguns dos sites que falei!


(Dentro das paginas, procurem por passatempos, antestreias, etc.)



Quanto a mim, volto para semana com um qualquer conselho, ou confidência. Fiquem bem e mimem-se muito!







Rubrica Bem Viver - Mima-te, porque tu, Mulher, mereces! - por Di Batista


 

Com o ano novo vem aquela vontade de mudar de vida.
Eu, como me dou um bocado à preguiça, só sinto essa vontade lá para o final de Fevereiro, principio de Março.
Portanto, estamos no timing certo!
Hoje em dia as mulheres mais parecem "Super Mulheres"!
Felizmente, a maior parte dos homens tem sabido acompanhar esta evolução do papel da mulher na sociedade. Elas são capazes de tudo e mais alguma coisa na busca da valorização pessoal, quer na carreira, na vida familiar ou no seu tempo de ócio. Mas, quanto mais atividade, maior é a necessidade de nos cuidarmos, de nos mimarmos e equilibrarmos.
Para mim, nada melhor do que um fim de semana que inclua um spa (daqueles que a gente compra no Odisseas ou Yupideal), uma massagem ou mesmo uma aulinha de yoga, Pilates ou bodybalance, que se encontra aos magotes no youtube. Se para muitos encontrar o balanço significa uma aula de zumba, uma corrida no parque ou uma caminhada com a vizinha, para outros só o lado Zen traz essa força necessária para retemperar energias.
O importante mesmo é tirarmos bom partido das coisas com que nos comprometemos, como por exemplo: esta oportunidade que tive de vir até aqui ao Diário da Nocas dar-me a conhecer e partilhar alguns pensamentos e ideias convosco está a ser, como se diz, “um parto difícil”, mas de certeza que com o tempo irá fluir bem mais fácil e naturalmente.
Deixei para o fim o principio: Olá, eu sou a Diana e de vez em quando vão-me encontrar aqui a partilhar convosco a minha jornada de vida.
Hoje, deixo-vos duas sugestões:
 
Um vídeo de um canal de yoga que acompanho, da Sadie Nardini...

 
... e também, uma musica fabulosa do Eat, Pray and Love (que é obrigatório ouvir!)

 
E amanhã não se esqueçam de se mimarem, presentearem e apreciarem todo o valor que as mulheres têm.
Feliz Dia da Mulher!