Top 10 alimentos saudáveis que ingiro na minha dieta (parte1)


Desde que optei por escolher alimentos mais saudáveis para incluir na minha dieta diária, há pelo menos 10 alimentos (que considerei o meu top10) que faço por ter sempre na despensa cá de casa.
Para não ficar uma publicação muito longa, dividi-a em duas partes. Hoje vou falar um bocadinho sobre os 5 primeiros alimentos da lista e todos os benefícios que nos proporcionam.

Top 10 alimentos na minha dieta:

De todas as frutas a banana é a "queridinha" cá de casa! Para além do seu sabor que particularmente adoro, a banana pode ser usada como ingrediente para panquecas juntamente com a aveia, na qual uma vez que a banana é doce não necessito adicionar qualquer adoçante.
Também é um alimento que uso muito quando vou treinar, não tenho muito tempo para comer antes do treino e preciso de um hidrato de absorção rápida.
Para além disso, a nível nutricional, a banana é um alimento rico em potássio, manganês, vitamina C, cobre e vitamina B6.



A aveia é um cereal muito nutritivo, rico em fibras solúveis e insolúveis e minerais como o manganês, fósforo, magnésio, cobre, cromo e zinco. Possui vitamina B1, e comparada com outros alimentos vegetais é muito rica em proteína.

Pessoalmente uso-a na preparação de panquecas, papas de aveia e como parte de um mix de cereais e frutos secos para colocar em iogurtes sólidos. Adoro!



Os frutos secos nem sempre foram vistos como bons alimentos para uma alimentação saudável, devido à quantidade de gordura neles presente. Contudo, actualmente já se olha para as gorduras com outros olhos e podemos classifica-las em 2 grupos: gorduras boas e gorduras más. Os frutos secos obviamente fazem parte da categoria gorduras boas. 
Não é óptimo saber que para além de saborosos fazem muito bem à nossa saúde? Claro está que não devem ser ingeridos em exagero, tal como outros alimentos devem ser ingeridos de forma controlada.
A maioria da gordura presente nos frutos secos é monoinsaturada, ou seja um tipo de gordura que aumenta o bom colesterol. 
São ricos em vitaminas e minerais, vitamina B1, B5, B9, B2, ácido nicotínico, vitamina E, B6, ferro, zinco, magnésio, fósforo, selénio e cobre.
Costumo ingeri-los nos intervalos das refeições principais e por vezes também como complemento em saladas.



Adicionar ovos à nossa dieta é uma opção que só traz benefícios, não só para quem apenas procura ter uma alimentação saudável mas também e principalmente para quem tem como objectivo o aumento da massa muscular (devido á testosterona que possui) e perda de peso.
Entre os seus benefícios posso apontar que são uma excelente fonte de proteína, contêm vitaminas e minerais, são baixos em calorias e um alimento saciante. É também rico em ácidos gordos como o ómega 3. 
A % de gordura que contêm fez com que durante muito tempo fossem apontados como um alimento mau, mas do total de gordura neles presente só 28% é saturada. Uma verdade sobre os ovos, é o facto de possuirem colesterol LDL (mau colesterol) o que faz deles um alimento menos saudável para quem possui tendência para ter níveis de colesterol elevados. Contudo, para quem não possui essa tendência, pode perfeitamente incluir os ovos na sua dieta. 


O consumo de sementes traz óptimos benefícios à nossa saúde. Na sua constituição nutricional estão presentes gorduras polinsaturadas, incluindo ácidos gordos essenciais como o ómega 3 e 6, fibras, vitaminas e minerais com efeitos antioxidantes. 

Existem vários tipos de sementes no mercado, como a linhaça, chia, sésamo, girassol...etc.

Entre os seus benefícios estão o aumento de fibras no organismo, que ajudam no transito intestinal e na saciedade. A sua ingestão também regula os níveis de colesterol LDL e triglicéridos, e pressão arterial.
Pessoalmente adoro as sementes de chia pela sua versatilidade na adição a iogurtes e receitas.


Na parte 2 desta publicação falarei sobre os benefícios dos restantes alimentos que compõe o meu top 10, que tal como viram na lista acima são eles o chá, a quinoa, a batata doce, o gengibre e o limão.

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