Cuidados de beleza para homem - Rosto (parte 1)


Olá a todos!

Mais propriamente, OLÁ MENINOS... a publicação de hoje é dedicada inteiramente a vocês! [mas vocês MENINAS, fiquem por aí, assim ensinam os vossos meninos que não ligam nada a esta coisa dos blogues :-)]

Pois é... Este blog não fala só de assuntos que interessa ao público feminino! Aqui fala-se de tudo um pouco.

Noto que hoje em dia, existe cada vez mais homens que se preocupam com o seu aspeto físico e também com o seu bem estar. Foi a pensar nisso que criei a publicação de hoje, sobre cuidados de rosto e corpo que podem fazer, para ficarem ainda mais bonitos. :-)

Esta publicação será dividida em várias partes,  para não ficar muito longa!

Ora bem meninos, comecemos então pelo rosto, uma zona muito importante do nosso corpo e que é o ponto foco da nossa aparência. Uma pele de rosto bem cuidada é o 1º passo!






Tipos de pele masculina:



Pele normal - considerada a pele ideal, apresenta espessura mediana, secreção equilibrada, cor rosada, tônus e elasticidade uniformes, superfície lisa e aveludada, brilho normal e poros não percetíveis.

Pele oleosa - com espessura aumentada, a pele oleosa caracteriza-se pela produção excessiva de óleo (são mais suscetíveis a seborréia), que lhe confere maior brilho e provoca a abertura dos poros, principalmente na zona central (testa, nariz e queixo). Em geral, ela é bem resistente, tolerando melhor as agressões e envelhecendo mais lentamente.

Pele seca - apresenta pouca produção sebácea. Costuma ser opaca, sem brilho e desidratada. A falta de água da pele seca intensifica-se pela falta de óleo, que evita a sua evaporação. A sua espessura é bem fina, os poros são diminuídos e o aspecto descamativo. Sendo pouco elástica, a pele seca mostra finas rugas e tendência ao envelhecimento precoce.

Pele mista - é um tipo de pele muito comum. A sua zona central tem características de pele oleosa e as partes laterais, de pele seca.

Pele sensível - é fina, seca, avermelhada e sensível. Apresenta vasos dilatados, os quais podem ser chamados de telangectosias ou "couper rose".
A pele fica sensível e vermelha com mais facilidade. Em geral esta reação ocorre com os cosméticos de uma maneira geral, podendo ser irritação ou mesmo alergia. A pele sensível reage mais aos cosméticos da pele.



Alguns cuidados que ajudam na saúde da pele do rosto:


(Meninos não se assustem pela quantidade de passos a seguir...! Parece muito trabalho mas não é... É tudo uma questão de hábito...!)




Limpeza do Rosto




A pele liberta sebo e gorduras, para além do suor, o que forma uma película de proteção. Esta libertação é fundamental para a lubrificação e proteção da pele. A glândula sebácea é uma estrutura localizada na derme que tem como função a produção de sebo, a qual surge na superfície cutânea. Quando elas produzem mais sebo do que o necessário, a pele fica oleosa ou seborréia.

Para manter a pele com aparência saudável, é necessário uma limpeza diária para remover as células mortas, gordura e impurezas.
Não é suficiente usar apenas agua, é necessário desengordurá-la com um sabonete especifico para o rosto, elaborado com substâncias que não irritem nem ressequem a pele.
A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite.

Homens com a pele oleosa,  devem usar produtos que regulem a produção sebácea. Podem ser utilizados produtos em forma de gel, espuma, leite ou loção (todos livres de óleo.

Produtos com excesso de álcool também devem ser evitados, pois acabam por aumentar a oleosidade da pele.

Já os homens com pele normal ou seca devem preferir leites ou loções de limpeza, que ajudam a manter a aparência saudável da pele sem ressecá-la.



Produtos Nívea for Men (apenas uma sugestão, sem patrocínio):







        




Hidratação do Rosto





A falta de água e a diminuição da elasticidade da cútis ocorre quando existe perda de água da camada mais superficial da pele (córnea).
Além disso, com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele vai diminuindo. Por isso é comum ver idosos com a pele ressecada. O fumo e outros poluentes também provocam maior perda de água.
Uma pele seca e desidratada fica opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência a descamação.



Produtos Nívea for Men (apenas uma sugestão, sem patrocínio):









Mais produtos no site da Nívea!

Outras marcas: Lóreal / o Boticário / Vichy



Fonte de pesquisa: Internet




E por hoje é tudo! Voltarei em breve com a parte 2 desta publicação, onde falarei sobre a importância da protecção solar na pele masculina. ;-)


Fiquem bem!


2 comentários:

  1. Os produtos da Nivea para o rosto (pelo menos os masculinos) deixam um bocadinho a desejar. Pelo menos comigo...de qualquer das formas é refrescante ver alguém a falar de coisas para nós, homens. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André. Também fico feliz por saber que existem homens que seguem o blog. Estive afastada um tempo, mas voltei e tenho intenções de em breve produzir novo conteúdo dirigido a vocês.
      Espero que ainda esteja por cá, e seja muito bem vindo!
      Beijinhos

      Eliminar

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!