Kéfir um alimento probiótico...


Imagem retirada da internet

Já conhecem o Kéfir?

Eu acabei de conhecer!
Esbarrei-me neste nome, numa das minhas viagens pela internet. Fiquei a saber que é um probiótico que traz muitos benefícios ao nosso organismo.
Antes de continuar a falar do kéfir, convém explicar o que é um probiótico. Eu não sabia e fui pesquisar...

"A Organização Mundial de Saúde define probióticos como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro” (FAO/WHO, 2001).
Como função funcional benéfica no organismo, os probióticos têm efeito sobre o equilíbrio bacteriano intestinal: controle do colesterol e de diarréias e redução do risco de cancro
Os probióticos podem ser encontrados, como componentes de alimentos industrializados presentes no mercado, leites fermentados, iogurte, ou em forma de pó ou cápsulas."

O Kéfir tem origem nas montanhas do Cáucaso, onde foi descoberto e é feito há séculos.
É um probiótico produzido através da fermentação do leite. Os grãos de kéfir possuem bactérias que após serem adicionados ao leite (de vaca por ex.), alimentam-se da lactose que este contém, fermentando-o. Após este processo obtém-se o kéfir, que possui um aspecto semelhante ao Iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior. Pelo que percebi, o kéfir não possui praticamente lactose pois esta foi absorvida pelas bactérias.
Tanto o Iogurte como o kefir são produtos fermentados, feitos a partir do leite. O kefir possui grupos de bactérias que não existem no Iogurte, como a Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, e espécies de Acetobacter e Streptococcus. O kefir contém também leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogénicas (prejudiciais) presentes no organismo.


Imagem reirada da internet
O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz). Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, Lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran).
A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir no leite e armazenar adequadamente. O líquido fermenta em aproximadamente 24 horas, a uma temperatura de 18-30ºC. Depois deste período, o leite deve ser coado e os grãos do kefir são adicionados a outro leite, fazendo assim de forma cíclica, por tempo indeterminado.
Tem consistência cremosa, com sabor agridoce e refrescante, e pode conter de 0.08 a 2% de álcool na sua composição.
Todos esses microrganismos utilizados na produção de leites fermentados possuem efeitos desejáveis ao organismo e, portanto, são considerados microorganismos seguros (CRAS) (JAY,1996). 

Possuem a característica de resistir ao suco gástrico, sais biliares e de se adequar à possível presença de antibióticos. Desta forma chegam vivos ao intestino em quantidades suficientes para promover efeitos benéficos e auxiliar na redução de riscos de algumas doenças.

Os benefícios do consumo de kefir são inúmeros, mas os principais são:

- Incrementa o valor biológico das proteínas do leite;
- As proteínas do kefir são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo. O triptofano, um dos aminoácidos essenciais abundantes no kefir, é conhecido pelo seu efeito relaxante do sistema nervoso;
- Sintetiza ácido láctico, o que diminui a intolerância a lactose e favorece a digestibilidade do leite mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca;
- Sintetiza vitaminas do complexo B;
- Aumenta a resistência à infecções;
- Activa o sistema imunológico – e já foi usado, com sucesso, para ajudar pessoas que sofrem de sida, síndroma de fadiga crónica, cancro e herpes.
- Efeito tranquilizador do sistema nervoso beneficia muitas pessoas que sofrem de depressão, distúrbios do sono, entre outras.
- Restabelece e equilibra a flora intestinal – elimina dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protectora.
- Regulador da flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação quanto diarreia, reduz a flatulência e melhora de uma forma geral todo o sistema digestivo.
- O efeito de “limpeza” que exerce em todo o corpo, ajuda a estabelecer o equilíbrio do ecossistema interno, permitindo uma óptima saúde e aumento da longevidade.
- Diminui o risco de cancro , principalmente do cólon.
- Diminui a fracção do colesterol LDL;

"Estudos realizados em ratos no Japão revelam acção anti-carcinogénica do kefir. O kefir foi administrado via oral e os resultados indicam diminuição do tamanho do tumor, induzindo a uma resposta auto imune nos ratos.

Imagem retirada da internet

Instruções para preparar o “KEFIR”
1 – Deitar ¾ de leite (não fervido) num frasco de boca larga de l litro com tampa hermética (1/4 do espaço é reservado para o ar);

2 – Colocar 150 grs. do cogumelo de ‘”KEFIR” no seu interior a flutuar no leite. O cogumelo não pode ir ao frigorifico porque morre;

3 – Deixá-lo em repouso 24 horas e coar em seguida por um coador o leite “KEFIRADO”. Está pronto para ser utilizado. O creme pode ir para o frigorifico, por 1 ou 2 dias;

4 – Voltar a colocar o cogumelo do “KEFIR” no mesmo frasco depois de lavado e deitar, . novamente, a mesma quantidade de leite. Nunca deixar o cogumelo mais de 48 horas no mesmo leite. Fazer isto todos os dias;

5 – No Verão, deve lavar o cogumelo uma vez por semana com água tépida (morna), no Inverno pode fazê-lo de 15 em 15 dias, nunca use água fria;

6 – No Verão deve colocar o frasco em lugar fresco e no Inverno deve resguardá-lo do frio.
O “KEFIR” deve conservar-se sempre no leite fresco (não fervido) e à temperatura ambiente.
O leite frio mata o cogumelo.
O cogumelo não pode ir para o frigorífico.

O creme, esse sim, pode ir por um ou dois dias.
Pode-se usar sem açúcar, mas quem quiser pode juntar açúcar (adoçante).
O “KEFIR” deve tomar-se de manhã e à noite diariamente.
Pode substituir uma refeição pois é muito nutritivo.
Pode fazer-se uma excelente salada juntando morangos, alperces. ananás, ou outras frutas.
Pode também, juntar-se mel, bolachas, nestum, compotas muesli, chocolate, etc..
(estas sugestões apenas em Dia de Asneira, enquanto durar a dieta)

Alguns efeitos adversos foram observados, tais como:

• Poucas pessoas têm uma reacção inicial, semelhante a reacção de Herxheimer. Estas caibras no estômago podem variar de leves para diarreia, e até o vómito – podem ser atribuídas a mudanças da microflora intestinal devido aos novos organismos introduzidos ao ingerir o Kefir. Na maioria dos casos, as pessoas melhoram depois de um curto período. Iniciar com quantidades pequenas de Kefir, por exemplo, umas colheres de sopa de Kefir diariamente, e depois aumentar para uma colher de sopa diariamente.
• Como o Kefir contém uma bactéria láctica que é ligeiramente ácida poderá enfraquecer o esmalte dos dentes, contudo deve-se ter, a seguir, os cuidados habituais com os dentes.


E então que vos parece? Eu gostei de saber os benefícios que o kéfir nos proporciona, e mais ainda de saber que é praticamente isento de lactose...
Quem sabe se não experimento?
Se experimentarem digam o que acharam, que eu farei o mesmo... ;)



Fontes de pesquisa:

Site Nutricioista.com
Chana Saude
- Wikipédia


19 comentários:

  1. Bom dia,
    O meu nome é Maria da Luz, tenho a planta do Keffir, perguntei à Drª Ágata se o Keffir substituia o leite ou o iogurte, e a Drª disse que substitui o leite. Então de manhã bebo um copo de keffir, um café e o pão.
    Se morar em Lisboa, posso dispensar-lhe graos de keffir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Maria!
      Que pena... Eu sou do Porto...
      Tenho de pesquisar em grupos que já existem sobre o Kefir, onde poderei arranjar. Fiquei curiosa e também ando a desconfiar que devo ser intolerante à lactose... O kefir seria uma boa alternativa.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Bom dia! Você ainda tem grãos de kefir ? Eu sou de Lisboa e realmente aprecio se você poderia dar-me alguma ou se você poderia me dizer onde obter os grãos.
      Obrigadissima
      Ilaria

      Eliminar
  2. Olá boa tarde!
    Sigo o seu blog há algum tempo, todos os dias... Apesar de nunca ter comentado, gosto de acompanhar a sua luta. Também eu iniciei esta dieta em Março, embora sempre acompanhada de exercício físico e já estou no peso que queria. Em pouco menos de três meses foram os 7,5kg indesejados, peso 52kg e estou felicíssima.

    No outro dia li que experimentou chá de hibisco, mas não o consigo encontrar na zona. Posso perguntar onde comprou? Alguma loja mais conhecida que exista em várias zonas do país?

    Obrigada e força para continuar a dieta e o blog, que tenho a certeza que ajuda muita gente a não desmotivar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara, fico contente por saber que me acompanha desde iicio! ;-)

      Em relação ao chá de hibisco, eu comprei em uma ervanaria de rua, pois não encontrei nos supermercados... também encontrei nas lojas celeiro, mas achei caro para a quantidade que trazia o saco...

      Muitos Parabéns pela perda de peso.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ok, muito obrigada. Como é do Porto não me serve de muito, vou continuar a procurar...

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Sou sim! Peço desculpa, só vi isto hoje. Pode ajudar-me?

      Eliminar
    2. Olá Maria da Luz. estou interessada em adquirir kefir, ainda tem para doar? Sou de Lisboa.
      Paula Duarte.

      Eliminar
  4. Olá Nocas,
    Tenho Kéfir de leite e consumo diariamente. Existe apenas uma incorreção quando se diz que a batéria não pode ir ao frigorífico. De fato, quando pretendemos uma fermentação mais lenta colocamos o leite com a batéria no frigorífico o que vai retardar o processo.
    Pesquise também sobre o kéfir de água e a kombucha. Os 3 são excelentes para a saúde. Se estiverem interessadas em obter kéfir ou kombucha fica aqui o link de um grupo de partilha no Facebook

    https://www.facebook.com/groups/212887238773306/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristinita!
      Muito obrigado pela tua partilha. Sim vou ver essa página do facebook.
      Então, e como te das a tomar o kéfir? Ja ouvi dizer que ele sabe e cheira tipo a leite azedo.. é verdade?

      Eliminar
  5. Olá Nocas,
    Estou mesmo tentada a começar a dieta dos 31 dias. Adoro as tuas receitas. São mesmo nham nham!!! Quanto ao Kéfir eu sou suspeita para falar. Adoro Kéfir e aqui em casa tomamos de manhã e ao lanche. Os miúdos adoram. Ao meio dia e ao jantar bebemos kéfir de água e eu ainda bebo 1 copo de Kombucha por dia. O meu kéfir não sabe a leite azedo. Tudo depende da duração da fermentação. Aconselho sempre a provarem ao fim de 12 horas. O melhor é experimentares e decidires por ti. Não custa nada experimentar :) Bjs Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristinita!
      Fico feliz se decidires começar a dieta. Vais ver que é muito fácil de fazer.

      Em relação ao kefir não sei como vou arranjar as sementes, mas estou curiosa para experimentar!

      Um beijinho

      Eliminar
    2. Olá Nocas,

      No grupo de Kéfir há várias meninas e meninos do Porto que lhe podem doar os grãos. Eu estou muito longe para oferecer :) Adira ao grupo e vai encontrar de certeza que lhe ofereça os grãos. Beijinhos

      Eliminar
    3. Olá Cristinita, obrigada!
      Olha, que grupo é esse a que te referes? Se não te importares envia-me o link.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Nocas,

    O grupo é este

    https://www.facebook.com/groups/212887238773306/. Bjs e bom fim-de-semana. Aproveita bem. Bjs

    ResponderEliminar
  7. olá maria da luz, estou interessada no kéfir, ainda tem para doar.sou de lisboa
    obrigada

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!