Arroz Integral vs. Arroz Branco


Olá, mais uma vez! :)

Como não quero que vos falte nada... :), hoje trago uma dica que vos pode ser bastante útil. Como já referi aqui no blog, esta Dieta dos 31 Dias, para mim, é mais do que uma dieta de emagrecimento, pois passa fundamentalmente por uma reeducação alimentar e ganho de novos hábitos, mais saudáveis, que pretendo manter para sempre.

Na 3ª fase da dieta (que é opcional), uma fase intermédia entre a 2ª fase e a Manutenção, podemos ingerir arroz e massa ao almoço, com quantidade controlada, e desde que sejam integrais. Resolvi experimentar o arroz integral, e fiz alguma pesquisa prévia. Vou agora falar um bocadinho sobre os benefícios do Arroz Integral a par do Arroz Branco, e falar também de como preparar o Arroz Integral, pois difere um pouco do modo de preparação do Arroz Branco.
 
 
Imagem retirada da internet
 
 
Arroz Branco
 
O arroz branco (ou arroz polido) passa por um processo em que lhe é removida a casca, o gérmen e muitos dos seus nutrientes. Esse "polimento", muda-lhe a aparência, suaviza-lhe o sabor e amacia os grãos, e é-lhe também adicionado, ferro e vitaminas.
É um alimento rico em hidratos de carbono e pobre em proteína, e o seu valor calórico é de 128 kcal em 100 gramas.
 
 
Arroz Integral
 
O arroz integral (ou arroz não-polido), é o grão apenas descascado, preservando os nutrientes. Tem um sabor amendoado, uma textura fibrosa, e requer um cozimento mais longo, e um modo de preparo diferente em comparação com o arroz branco, falarei disso mais abaixo. O arroz integral possui intactas as suas proteínas, sais minerais (fósfuro, ferro e cálcio), vitaminas do complexo B., fibras e maior quantidade de gordura, sendo esta benéfica à saúde.
Sendo ele um alimento rico em fibras, além de favorecer o funcionamento intestinal, tráz outros benefícios para a nossa saúde. O seu valor calórico é de 124 kcal em 100 gramas.
 
 
Em resumo, podemos concluir que ao optarmos por incluir nos nossos hábitos alimentares, maioritariamente arroz integral em vez do habitual branco, estaremos assim a contribuir para uma vida mais saudável, e a sermos amigos do nosso organismo, que tanto necessita desses nutrientes que são retirados no processo de polimento do arroz.
 
 
Modo de preparação do Arroz Integral
 
 
Imagem retirada da internet
 
 
Uma vez que não lhe é retirada a casca, este arroz é naturalmente mais duro em comparação com o branco, pelo que se o preparamos do mesmo modo, para além de ele demorar uma eternidade a cozinhar, irá ficar duro, pelo que é recomendado que seja cozinhado numa panela de pressão.
 
Mas se não quisermos utilizar a panela de pressão, ou até para quem não tiver, ele pode ser preparado num tacho, apenas temos de seguir os seguintes passos:
 
  1. Colocar o arroz de molho, de um dia para o outro, ou umas horas antes de ser cozinhado, no mínimo 3 horas.
  2. Escorrer o arroz e frita-lo, sem deixar queimar, num tacho seco (sem qualquer tipo de gordura, ou tempero).
  3. Por cada chávena de arroz devem ser colocadas 2 chávenas de água a ferver. De seguida coloca-se os temperos a gosto (sal, azeite, alho...).
  4. O arroz estará pronto em +ou- 17 minutos, sendo que depende do gosto de cada um. Se ao fim desse tempo não estiver do agrado pode deixar mais tempo, e colocar um pouco mais de água se necessário.

Lavagem do Arroz Integral
 
  • Numa bacia (a mesma em que se demolhou o arroz), deitar água, e com a mão mesmo, mexer bem o arroz;
  • Deitar a água fora, e adicionar água limpa.
  • Ao mexer o arroz deve-se massajá-lo, apertando-o na mão.
  • Deitar novamente a água fora e repetir o processo até que o arroz fique livre de resíduos.

Nesta vida, tudo é uma questão de hábito. Inicialmente podemos pensar, "ei tanto trabalho...", mas se pensarmos melhor, o benefício para a nossa saúde e bem estar, é bem maior do que o trabalho que nos dá.
 
Posso falar por experiência própria, de que o arroz integral é saboroso e não fica nada atrás do arroz branco, desde que sejam seguidas as regras de que falei.
 
Fica a dica! Espero que gostem e experimentem ;)

Fontes de Pesquisa:

 

0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!