Olá a todos.
Hoje vou falar sobre a inimiga n.º 1 das mulheres e de alguns (poucos) homens!
A danada da CELULITE!
Pois é... a Sra. Dona Celulite persegue-nos! Enganam-se se acham que só afeta as meninas(os) mais gordinhas(os)... na na não! Mesmo magras(os), existe uma grande probabilidade de nos vermos afetadas(os) pela celulite, sobretudo se formos caucasianas(os).
Estima-se que a celulite afeta 90% das mulheres e 10% dos homens em algum momento da vida.
Estima-se que a celulite afeta 90% das mulheres e 10% dos homens em algum momento da vida.
Existe hoje na Internet muita informação sobre este tema, desde medidas de prevenção, dicas fitness e de alimentação, bem como técnicas e intervenções estéticas.
De uma forma resumida (pois há muito a falar sobre este tema), deixo-vos agora uma breve explicação de como é formada a celulite no nosso corpo e que medidas podemos adotar a fim de combate-la.
A celulite nada mais é do que um "mix" de gordura e água acumuladas na nossa camada mais profunda da pele, a hipoderme.
O seu aparecimento começa com o acumulo de nódulos de gordura, conhecidos como adipócitos, que para além de serem extremamente resistentes, são flexíveis e podem crescer até 100 vezes o seu tamanho original. 😳 Um grupo numeroso de adipócitos depressa domina o tecido adiposo, esmagando-o e trazendo a celulite à superfície da pele.
Com o passar dos anos, mais propriamente a partir dos 40 anos, as mulheres são menos afetadas pela celulite propriamente dita e são, isso sim, afetadas pela flacidez (deformação da pele, com depressões que simulam a pele tipo casca da laranja), dando um aspecto de "falsa celulite".
Gordura acum. + Retenção de Líquidos + Inflamação da pele + Má circulação + Hormonas
↓
CELULITE
Gordura acumulada → devido ao excesso da ingestão de alimentos calóricos, o nosso corpo uma vez que não necessite deles para os nossos órgãos inteligentemente armazena para uma "futura" escassez.
Retenção de Líquidos → quando a ingestão de água é escassa, o nosso corpo uma vez mais, inteligentemente, sente necessidade de "reter os líquidos" para uma necessidade futura, então, diminui a quantidade que envia para os rins e retém alguma nas células.
Inflamação da pele → com a alimentação "pouco natural" que por vezes faz parte do nosso dia-a-dia, rica em industrializados e comida processada, e aliada á poluíção do nosso ambiente, o nosso corpo fica intoxicado e essas toxinas provocam inflamação na nossa pele.
Má circulação → quando o sangue não circula de forma adequada, dificulta a eliminação do excesso de água e gordura acumulada nas células. Desta forma se inicia um ciclo: quanto mais gordura acumulada, mais difícil se torna a circulação do sangue.
Hormonas → Com o aumento dos níveis das hormonas estrogénio e progesterona (presentes nos anticoncepcionais, como por ex. a pílula) no organismo da mulher, causa alterações no metabolismo e promove a retenção de líquidos, estimulando ou agravando o estado da celulite.
Créditos na imagem |
5 DICAS DE COMBATE Á CELULITE 💀
1. ➤ Reduzir a gordura corporal acumulada, aliando a prática de exercício físico aeróbico e musculação a uma alimentação mais rica em alimentos naturais do que industrializados (se eliminados melhor ainda).
2. ➤ Aumentar a ingestão diária de água, sendo que o ideal está entre 1,5 a 2lt.
3. ➤ Ingerir chás e combinações de chás diuréticos (algumas sugestões aqui).
4. ➤ Reduzir ao máximo os alimentos ricos em sal, sódio e açúcar adicionados, uma vez que a sua elevada presença no organismo provoca a retenção de líquidos.
5. ➤ Usar cremes anti-celuliticos e termogénicos (aqueles que têm efeito quente/frio). Recorrer a massagens modeladoras e tratamentos de combate á gordura localizada.
E é isto! Uma coisa é certa, nenhuma destas 5 dicas é eficaz sozinha!
As 4 primeiras dicas, se aliadas, já produzem bons efeitos! A dica 5 usada como complemento, ajuda e muito a garantir a melhoria do aspecto da pele!
Fica a dica 😉
Beijinhos e bom fim de semana!
0 comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!