Rúbrica Dicas Detox - "Já conhecem o Camu Camu?" - por Rita Simões



O Camu Camu é uma planta nativa da Amazónia que cresce nas margens dos rios amazónicos do Perú. O Camu Camu é o alimento mais rico em vitamina C, superando largamente a laranja e outros citrinos. 



Um fruto fresco de Camu Camu pode conter até 4% de vitamina C, sendo a maior fonte desta vitamina que existe, enquanto que o limão pode chegar ao 0.5% de vitamina C. O Camu Camu tem propiedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
A sua cor roxa avermelhada converte-se em bege claro quando seco e convertido em pó.




O fruto de Camu Camu é também uma excelente fonte de cálcio, fósforo, potássio, ferro, uma série de aminoácidos como a serina, valina e leucina; pequenas quantidades de vitaminas como a tiamina, riboflavina e niacina.
Devido ao seu alto conteúdo de vitamina C, o seu consumo frequente fortalece os ossos, melhora notavelmente o sistema de defesa e favorece a cicatrização de feridas. Tradicionalmente o Camu Camu é utilizado para manter uma boa visão, combater infeções virais, melhorar a saúde do sistema respiratório, para ter uma pele bonita e ajudar a manter as funções do cérebro, olhos, fígado e pele. Também desacelera o processo de envelhecimento e favorece a circulação sanguínea. É considerado um bom anti-depressivo natural e é útil en casos de stress, pois incrementa-nos energia. Também, alivia os sintomas do resfriado.
Pode ingerir-se em sumos ou batidos. Poderá ingerir até três colheres de camu camu em pó ao dia. 



Sem dúvida nenhuma, um excelente alimento para incluir na nossa lista de compras durante os meses frios. Poderá encontrar embalagens de Camu Camu em lojas dietéticas como a Celeiro Dieta.


Beijinho, Rita









1 comentário:

  1. Que explicações excelentes!!! gosto muito da publicação do chá verde com gengibre e canela, faço uso contínuo, muito bom mesmo.
    Deixo um beijinho e parabéns pelas postagens.
    Nicinha

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!