Quinoa - Um cereal de ouro na alimentação saudável





A quinoa é um cereal que ganhou fama de “super alimento”, tanto que já foi apelidado de "Grão de ouro".
É um cereal proveniente dos Andes e possui muitos nutrientes fundamentais à saúde:




A quinoa pode ser encontrada em forma de grãos e flocos. Quando em flocos, pode ser adicionada a sumos e batidos, com a vantagem de ela praticamente não ter sabor.

Apresento-vos agora todos os benefícios da quinoa, considerada um alimento de proteína completa, uma vez que possui todos os aminoácidos essenciais. 

  • A quinoa é uma óptima fonte de fibras, (ver tabela acima), alguns estudos demonstraram uma queda do colesterol de 5% a 10%, além de ter sido descoberta também a sua eficácia no combate ao envelhecimento.


  • É também uma excelente fonte de proteínas e possui todos os aminoácidos essenciais, em quantidade superior á maioria dos grãos. 


  • Para além das propriedades já mencionadas, possui ainda Flavonoides, que são antioxidantes poderosos como a quercetina e o Kaempferol. Estes flavonoides são os mais estudados e também aqueles que são encontrados em grande quantidade na quinoa.Estes antioxidantes revelam vários benefícios para a saúde, tais como a prevenção do cancro e doenças cardiovasculares.


Existem imensas receitas feitas com Quinoa, que circulam pela Internet. Abaixo na imagem podem ver como fica o grão após ser cozinhado.


Quinoa crua  x  Quinoa cozinhada



É mesmo um super alimento... e já faz parte da minha alimentação á algum tempo!
E vocês, já incluíram a quinoa como parte da vossa alimentação saudável?



0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!