segunda-feira, 29 de abril de 2013

Gelado de Café e Bolo de Chocolate

Olá meninas!

Como a palavra-chave desta dieta não é "restrições", e podemos ter o dia que tanto gostamos, o famoso "Dia da Asneira", uma vez por semana, trago-vos hoje duas sugestões óptimas. Estas receitas vi no programa "Nigelissima" que dá na Sic Muher, e achei-as supér facéis, e não muito calóricas comparadas com outras que já vi. Bem vou parar de blá, blá, blá, porque vocês querem é conhecer as receitas né? Então aqui vai:


Gelado de café


Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pacote de natas gordas
  • 2 colheres de sopa bem cheias de café instantâneo (não é café solúvel nem café moído, é mesmo um de compra que diga instantâneo)
  • 2 colheres de sopa de licor de café.

Preparação:

Numa batedeia colocar todos os ingredientes, e deixar bater até a consistência ficar com alguns picos e cremosa. Depois basta colocar em recipientes á escolha, e deixar no congelador.
Uma curiosidade de colocar o licor de café, é que além de dar mais sabor ao gelado, este contém alcoól, que tem como particularidade o facto de não congelar completamente, fazendo com que o gelado tenha uma textura mole na hora de comer.

E é isto! Fácil, prático, e deve ser delicioso!


Bolo de Chocolate

Ingredientes:

  • 50 gr de cacau em pó
  • 250 ml de água a ferver
  • 150 gramas de amêndoa moída
  • Meia colher de sopa de bicarbonato
  • 1 pitada de sal
  • 200 gr de açúcar
  • 150 ml de azeite


Preparação:

Misturar o cacau e a água até obter uma pasta grossa mas suave.
Á parte, com a mão mesmo, misturar a amêndoa o bicarbonato e o sal.
Em outro recipiente misturar o açúcar, o azeite e os ovos, e bater bem os ingredientes na batedeira, na velocidade máxima, até que o seu aspecto pareça uma maionese iluminada. Reduzir a velocidade da batedeira e sem desligar juntar o preparado do cacau e da água.  
Por fim juntar o preparado seco de amêndoa. No final, o preparado fica com uma consistẽncia um pouco líquida, mas é normal, pois é essa consistẽncia que mais tarde deixa o bolo suave.
Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus, numa forma untada e forrada, por 40 a 45 minutos, até que o bolo se comece a desprender da forma, com o centro firme, mas ainda bastante pegajoso por dentro.

 Convém lembrar que estas receitas são para fazer no Dia da Asneira, sim meninas??

E porque este é um blog sobre uma dieta, que passa também por reeducação alimentar, podem sempre melhorar estas receitas substituindo alguns dos ingredientes por outros mais saudáveis. Podem fazer experiências até que acertem numa que vos dê prazer em comer, mas que seja ainda mais saudável.

Por exemplo:

- Substituir o leite condensado normal, por um que seja light
- As natas gordas, por natas light
- O caucau em pó tradicional, por cacau em pó magro, ou por farinha de alfarroba (que dizem que parece mesmo chocolate...).
- E o açúcar refinado por adoçante (colocando quantidade a gosto e provando até estar docinho)


 Vou experimentar estas receitas e volto a falar no assunto, para dar a minha opinião.

Espero que gostem e que partilhem também a vossa experiência. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!

Poderás também gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...