Rúbrica Dicas Detox - "Precisa de energia? Diga não ao café e sim á raíz de maca!" - por Rita Simões


Quer cortar de uma vez com o café mas sente falta dos efeitos energéticos? Esta semana, apresento-vos a alternativa saudável ao café!



Para quem necessita de um shot de energia, a raiz de maca é o ingrediente secreto perfeito para adicionar a um batido ou aos cereais da manhã. A maca é um alimento vigorante e recuperador, essencial para quem tem uma actividade física intensa ou um desgaste de energia física/mental grande, ou simplesmente para quem não vive sem o café, mas gostaria de acabar com esse vício.



A maca é uma raíz originária do Perú, que cresce a cerca de 10 mil pés acima do nível da água e a sua composição milenar está cheia de vitaminas e minerais.
A maca é uma proteína completa, capaz de fornecer todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo não consegue fornecer. Contém cálcio, ferro, magnésio, sódio, potássio e fósforo, além das vitaminas C, E, B1 e B2, sendo um suplemento alimentar essencial para quem pretende ganhar massa muscular.
O seu sabor rico e intenso combina bem com o cacau, outro super alimento, podendo tornar-se uma opção de batido pós treino de ginásio.
A maca é um super alimento adaptogéno, o que significa que se adapta às necessidades do corpo, permitindo uma melhor resposta do corpo aos factos externos, como a ansiedade, o stress e lesões físicas.
Outra propriedade da maca é a sua capacidade para regular as hormonas, não contém hormonas, mas encoraja o corpo a produzir ou a reduzir o seu número de hormonas, nutrindo as glândulas (o hipotálamo ou a glândula pituitária).
As qualidades adaptogénicas da maca permitem regular os valores, aumentando a produção de hormonas ou reduzindo à medida da necessidade do corpo.



Outros factores que tornam a maca um super alimento são:
  • A maca é um dos maiores afrodisíacos naturais;
  • A maca aumenta os níveis de fertilidade, aumentando a contagem de esperma, melhora a funcionalidade sexual e aumenta a libido;
  • A maca é um alimento completo e como qualquer alimento completo não tem limites no seu consumo, a moderação é a palavra-chave;
  • Para as mulheres na menopausa a maçã tem um efeito positivo, aumenta a libido e alivia os sintomas de depressão e ansiedade;
  • A maca ajuda a aliviar as dores de cabeça, regulando os níveis de estrogénio e progesterona no corpo;
  • A maca reforça o sistema imunitário;
  • A maca tem efeitos antidepressivos;
  • A maca é um super alimento carregado de nutrientes e quando incorporada numa dieta saudável, a maçã tem muitos benefícios. Actualmente já se encontra no mercado algumas opções de maçã na sua forma pura, ou adaptadas às necessidades de cada um;
  • Encontramos maca em muitas lojas e ervanárias, bem como, em lojas online. Poderá ser adicionado aos alimentos como sopas, batidos ou assados​​.


Sugestão de batido revigorante com maca
(ideal para tomar como parte do pequeno almoço, antes e depois de fazer exercício, ou como substituto de 1 refeição em regimes de perda de peso)


- 50ml Água
- 1 colher de sobremesa de Maca
- 1 colher de sobremesa de Cacau cru
- 3 banana maduras
- 1 punhado de frutos vermelhos (morangos, mirtilos, amoras, framboesas…)

Preparação: Misturar todos os ingredientes na liquidificadora durante 1 minuto.

Delicie-se e evite o café! Afinal, não vai mesmo necessitar mais dele!

Beijinhos, Rita


 
 





3 comentários:

  1. Catarina Vieira08/11/2013, 21:17:00

    Olaaa :)
    Eu gostava de tirar uma duvida em relação à dieta dos 31 dias ... É permitido o consumo de pipocas?
    Eu gosto de pipocas simples ou levemente salgadas, nao gosto nada das caramelizadas
    Aguardo resposta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina.
      Um dos ingredientes na lista dos proibidos é o milho, pelo que não são permitidas as pipocas pois são resultado do milho cozinhado.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. A Maca vende se ao natural? Onde posso encontrar. So teho visto em frasco.

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!