Fenômeno da cetose, já conhecem...?


Olá a todos! Com o desejo de iniciar uma dieta de perda de peso, aparece uma necessidade óbvia de fazer pesquisas e tentar adquirir o máximo de conhecimento sobre o assunto. Quase de certeza, durante essas pesquisas, já leram algum artigo que falava deste fenómeno que acontece no nosso corpo quando fazemos uma dieta baixa em hidratos de carbono. Contudo, sabem realmente o que acontece no nosso organismo? Resolvi então fazer este post para falar um bocadinho sobre o assunto.

Este fenômeno é um dos mais importantes que acontece no nosso corpo durante este tipo de dietas, e que é determinante para a queima de gordura e, consequentemente, a perda de peso rápida. Vamos então falar sobre a cetose.
O que é a Cetose?

Segundo a Wikipédia, “a cetose foi identificada pelo Dr. Alfred Bauer em 1962 e é um estágio no catabolismo que ocorre quando o pâncreas converte gorduras em ácidos graxos e corpos cetônicos, que podem ser usados pelo corpo para energia”.




Em resumo, a cetose é um fenômeno que acontece quando o nosso organismo usa os depósitos de gordura do corpo como fonte de energia. O acontecimento da cetose é induzido por dietas com baixa ou nenhuma ingestão de hidratos de carbono, como a Dieta dos 31 Dias e a famosa dieta Dr. Atkins.
A cetose é considerada tóxica para as células, podendo acarretar problemas à saúde. Porém, quando controlada, pode ajudar muito quem quer emagrecer de forma rápida. Como efeito colateral, a cetose pode causar náuseas, mau hálito, fadiga, desidratação, enjôo e dores de cabeça em algumas pessoas, mas não em todas.
 O corpo humano inicia o processo de cetose quando fica muito tempo sem ingerir hidratos de carbono. Geralmente, a cetose inicia-se em aproximadamente 3 dias, fazendo com que o corpo perca peso rapidamente. É aí que a cetose se mostra fundamental para este tipo de dieta.

Porém, basta que a pessoa coma uma quantidade mínima de determinado alimento que contenha carboidrato, para que o processo de cetose seja interrompido. Por isso, caso notem alguma alteração na vossa saúde após iniciarem este género de dietas, interrompam-na imediatamente, ingerindo uma quantidade razoável de hidratos de carbono.





6 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico feliz por trazer algo de novo aos meus queridos leitores! :D
      Beijinhos

      Eliminar
  2. podemos fazer e levar para o trabalho e servir de almoço? ou tem que ser bebido em seguida a ser preparado?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Olá! Hoje é o 6º dia da dieta. Tenho feito tudo direitinho, não tenho grande fome, mas estou com uma enorme dificuldade: treino muito (desde sempre) e agora sinto-me mesmo sem força, sem «pica» para treinar, tanto treino de força como de resistência...o que posso fazer sem estragar a dieta??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá IM.
      O que deve fazer é ingirir cerca de 1hora antes do treino, 1 punhado de frutos secos para lhe dar energia.
      Beijinho

      Eliminar

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!