sexta-feira, 4 de março de 2016

H2O - A importância de beber água



Olá a todos!

Vamos fazer uma pequena reflexão??
Bora lá então... vamos pensar na quantidade de água que ingerimos por dia:

a) 1,5 litros
b) 2 litros
c) Pouca
d) Muito pouca!

Bem... se a tua resposta foi uma das opções c) ou d), acho mesmo que devias ler esta publicação até ao fim...(é só um conselho)!

Eu já admirava o nosso corpo. Desde que mantenho o blog, e com as pesquisas que tenho feito, já aprendi muita coisa, mas cada vez fico mais fascinada com o facto como tudo se relaciona para nos dar saúde e bem estar!


Imagem retirada da internet

Vamos lá então ao tema de hoje!

Grande parte do nosso corpo é constituído por água, pois a sua presença no nosso corpo é de cerca de 70%. Ela é fundamental para que vários processos metabólicos e fisiológicos, aconteçam no nosso organismo.
Basta pensar assim: De que é constituído o nosso sangue? De água! Como são transportados o oxigénio  e os nutrientes que ingerimos, até ás nossas células? Através da água... Como é regulada a temperatura no nosso corpo? Através da água! Como são eliminadas as toxinas presentes no nosso organismo? Através da água!

Bem... acho que já deu para ter uma ideia, de porquê que é importante mantermo-nos sempre hidratados.
Se tivermos esta regra em mente na nossa rotina diária, podemos sim, ajudar a prevenir alguns problemas de saúde.


Imagem retirada da internet


Por exemplo, as famosas "pedras nos rins" são causadas por falta de água... o que acontece é que a urina antes de ir para a bexiga, que é o seu último lar antes de ser eliminada, é formada nos rins. Então e o que acontece nos rins? É lá que são filtrados os sais e tóxinas que estão presentes em excesso no nosso sangue, que depois são diluídos em água, formando a urina.



Se bebermos bastante água, o processo corre naturalmente, pois o nosso corpo tem os níveis de água suficientes, e não tem problema em doar a água em excesso para os rins, deixando-o diluir as tais tóxinas, enviando depois a urina para a bexiga.
Se por outro lado, bebermos pouca água, o nosso corpo vai ser "forreta" na quantidade de água que fornece aos rins. Com isto, as tóxinas vão se acumulando, criando uma urina mais concentrada. Se essas tóxinas forem das que podem sedimentar e empedrar, como o cálcio por ex., podem formar umas pedrinhas, que dependendo do tamanho, podem obstruir o canal (ureter) de ligação á bexiga, criando dor.


Este é só um problema que a ausência de água no corpo, pode provocar...

Outro por exemplo, é a retenção de líquidos... Claro que ela também depende de factores hormonais, e até genéticos... Mas, o processo que pode provocar a retenção de líquidos, é o mesmo que o seu nome. O nosso corpo sente necessidade de "reter os líquidos", pois sente que está com défice de água. Sendo assim, ele deixa de os eliminar e passa a acumulá-los entre as células do organismo, de forma que a quantidade nelas presente, fica excedida e anormal.

http://www.lojadosuplemento.blog.br/acabe-com-retencao-de-liquidos/
Imagem retirada da internet

Esse acúmulo excessivo de líquidos nas células do organismo pode ser percebido a olho nu, pois provoca inchaço por todo o corpo (principalmente em regiões como a barriga, mãos, pernas, pés e tornozelo) e ainda pode provocar o ganho de peso que varia de acordo com a quantidade de líquido retido no organismo, o que normalmente pode ser entre 1 e 2 kg.


Em resumo, seguem os principais benefícios de ter a quantidade certa de água no nosso corpo:

  • Previne a desnutrição;
  • Ajuda a desentoxicar o organismo, eliminando as toxinas;
  • Regula a temperatura corporal;
  • Contribui para a perda de peso;
  • Evita a retenção de líquidos;
  • Reduz a produção de pedra nos rins;
  • Reduz os riscos de infecção urinária;
  • Diminui as probabilidades de infecções virais, como a gripe;
  • Contribui também, para evitar cáries, gengivites e outras doenças bucais.
  • Entre, outros benefícios!

E com toda esta conversa, como sabemos qual a quantidade ideal de água que devemos beber? E estou a falar de água pura... não de sumos, que contêm água como é obvio, mas não são água no seu estado puro!


Há muito quem indique 1,5 lt a 2lt como quantidade ideal. Mas existem outros factores que importam, que variam de pessoa para pessoa, da actividade física e do clima também.
Uma dica é observarmos a cor e o cheiro da urina, que o ideal é que seja clarinha e com o menor odor possível.

Por isso, queridos leitores, façam como eu, e esforcem-se por beber o máximo de água possivel.

Vão ao wc? bebam outro copo de água a seguir! Olharam de relance para a garrafa na secretaria? Toca a dar um simples gole...

 
Esforcem-se por beber água, pois a vossa saúde e bem estar está em causa ;)


2 comentários:

  1. e eu bebo tão pouca :(


    http://dietamanos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também... mas temos de colocar a garrafa na frente... é assim que faço!

      Eliminar

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!

Poderás também gostar de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...