Rubrica de Fitness - "O stress e a gordura" - por Alícia Reis


O que é o cortisol?

É uma hormona corticosteroide da família dos esteroides, produzido pela parte superior da glândula suprarrenal, que está diretamente envolvido na resposta ao stresse.





Afirma-se que o aumento dos níveis de cortisol provocado pelo excesso de stress, irá na verdade aumentar a gordura abdominal.


Esta informação está baseada numa investigação que mostrou uma associação entre a secreção de cortisol induzida pelo stress e a gordura abdominal.

Em linguagem científica, as células de gordura visceral são mais “metabolicamente ativas” do que as células de gordura subcutânea. Não só são mais sensíveis aos efeitos do cortisol em circulação do que as células adiposas de outras partes do corpo, como também têm mais recetores que respondem ao cortisol ativando enzimas que armazenam gordura.
No entanto, a associação entre a gordura corporal e o cortisol tem pouco a ver com o aumento de curta duração do cortisol, que ocorre durante e depois do exercício.

O verdadeiro problema ocorre quando os níveis de cortisol permanecem elevados durante períodos de tempo prolongados, o que acontece muitas vezes devido ao stress físico e/ou psicológico constante.
As pessoas que segregam grandes quantidades de cortisol em resposta ao stress, são as que têm maiores probabilidades de comer mais como forma de lidar com esse stress. Quando podem escolher os alimentos para comer, elas normalmente irão escolher os alimentos mais ricos em gordura e açúcar.

Por isso, se você produz cortisol em excesso, existem boas probabilidades de que irá preferir os alimentos mas ricos em açúcar e gordura sempre que os seus níveis de stress começarem a subir. Para além disso, muitas das calorias extra que irá ingerir durante um “ataque de comida”, irão ser armazenadas na sua barriga.

Mas apenas para repetir, esses problemas estão associados à exposição prolongada aos níveis elevados de cortisol. O aumento de curta duração do cortisol durante e depois do exercício não é algo com que precise de se preocupar.

Monitorize os seus progressos numa base semanal. Verifique a sua forma ao espelho, o seu peso na balança, a forma como as suas roupas lhe assentam na cintura e os seus níveis de força no ginásio.

Para além disso, para obter valores mais exatos da sua percentagem de gordura corporal, pode usar acessórios como as pregas adiposas (fat calipers) e máquinas específicas que muitas vezes estão presentes nos ginásios.




  

Rúbrica - "O meu desafio fitness" - Balanço dos treinos


Olá a todos os meus queridos leitores!

Precisei tirar umas mini férias daqui do blogue, para me dedicar á minha vida pessoal, pelo que não me foi possível responder a e-mails, comentários, nem sequer editar/publicar novos posts.
Vou colocar mãos á obra para recuperar o tempo perdido, e assim responder a tudo o que me perguntaram.

Como já devem ter percebido pelo título desta publicação, hoje irei fazer um balanço do meu Desafio Fitness.
Ora bem... este meu desafio começou muito bem, pois durante duas semanas fui fiel aos treinos e adorei sentir cada gota de suor que escorreu pelo meu corpo. Infelizmente, a dada altura toda a minha convicção se desmoronou devido á falta de tempo, e em parte (confesso!) devido á minha falta de organização.
Assim sendo, se tudo tivesse corrido como planeei, nesta altura já estaria a ser avaliada pela minha querida PT Alícia Reis, para ver qual o meu progresso, e quem sabe estaria agora a falar dos meus belos resultados! 

Mas não... as coisas não correram assim, e não me vale a pena estar para aqui com lamentações do género: "Ai... sou uma fraca!", "Ai nada do que começo termino!", enfim...! Nada disso me ajudará a alcançar os meus objectivos!
Se falhei? 
Sim falhei! 
E agora? Está tudo perdido?
Não, não está...! 
Então??? 
Então? Toca a mexer o esqueleto para recuperar o tempo perdido...
[ Sim, esta fui eu a falar com a minha consciência... e este é o momento em que vocês questionam a minha sanidade... :) :) :) ]


Mas é mesmo assim, não me vale a pena chorar o leite derramado mas sim pensar no que fazer para dar a volta!
Nem tudo está perdido, e não foi por parar uns dias que estraguei totalmente o que conquistei em todos os outros!
Apesar do pouco tempo de treino que tive, fiquei com a sensação que tinha ganho alguma massa muscular nas pernas, e que a minha resistência física durante os treinos tinha melhorado. 
Ainda não falei com a minha PT sobre isso, pois devido ao pouco tempo de treino que tive, pode ser ilusão minha, mas o que é certo é que ilusão ou não, fiquei feliz e motivada para continuar!
As aulas que ela colocou no meu programa de treino são magníficas e nada aborrecidas. É claro que alguns exercícios são puxados numa fase inicial, pois não estamos habituados a tal esforço, mas não são nada do outro mundo, e no fim a sensação de dever cumprido... ui... essa sim é magnífica!
Todas as aulas são feitas em circuito, ou seja, consistem na repetição de séries de exercícios que trabalham um determinado grupo muscular, ou mais do que um numa só aula.
Se, como eu acharam que chegou a altura de fazer algo mais do que estar sentada no sofá a ver TV, não deixem de contactar a querida Alícia pois não se vão arrepender! E ela é duma simpatia que só visto... ;)
Na minha opinião cada um deve encontrar a sua própria motivação para começar a treinar, mas se como eu precisam de um pequeno incentivo, aqui vos deixo um artigo que vos pode ajudar a ficaram motivados!


E assim me despeço!
Voltarei em breve com mais novidades desta minha luta pela conquista de um "corpinho danone" ;).
Beijinhos

 



Aos meus queridos leitores...


Olá a todos!



Vim aqui muito rapidinho só para dizer que não vos abandonei... sei que alguns de vocês têm colocado questões em comentário ou por e-mail e ainda não obtiveram resposta.



A publicção de novos temas também não tem sido frequente, mas é que ando mesmo sem tempo para dedicar ao blog, pois o tempo que tenho tem sido dedicado a assuntos pessoais...
Precisava que o dia tivesse mais do que 24h... pois sinto que o tempo foge-me entre os dedos!






Assim que conseguir volto a dedicar mais tempo a este nosso cantinho de partilha e respondo a todos os comentários e e-mails.


Um grande beijinho a todos!

Nocas 











Rúbrica Dicas Detox - "Precisa de energia? Diga não ao café e sim á raíz de maca!" - por Rita Simões


Quer cortar de uma vez com o café mas sente falta dos efeitos energéticos? Esta semana, apresento-vos a alternativa saudável ao café!



Para quem necessita de um shot de energia, a raiz de maca é o ingrediente secreto perfeito para adicionar a um batido ou aos cereais da manhã. A maca é um alimento vigorante e recuperador, essencial para quem tem uma actividade física intensa ou um desgaste de energia física/mental grande, ou simplesmente para quem não vive sem o café, mas gostaria de acabar com esse vício.



A maca é uma raíz originária do Perú, que cresce a cerca de 10 mil pés acima do nível da água e a sua composição milenar está cheia de vitaminas e minerais.
A maca é uma proteína completa, capaz de fornecer todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo não consegue fornecer. Contém cálcio, ferro, magnésio, sódio, potássio e fósforo, além das vitaminas C, E, B1 e B2, sendo um suplemento alimentar essencial para quem pretende ganhar massa muscular.
O seu sabor rico e intenso combina bem com o cacau, outro super alimento, podendo tornar-se uma opção de batido pós treino de ginásio.
A maca é um super alimento adaptogéno, o que significa que se adapta às necessidades do corpo, permitindo uma melhor resposta do corpo aos factos externos, como a ansiedade, o stress e lesões físicas.
Outra propriedade da maca é a sua capacidade para regular as hormonas, não contém hormonas, mas encoraja o corpo a produzir ou a reduzir o seu número de hormonas, nutrindo as glândulas (o hipotálamo ou a glândula pituitária).
As qualidades adaptogénicas da maca permitem regular os valores, aumentando a produção de hormonas ou reduzindo à medida da necessidade do corpo.



Outros factores que tornam a maca um super alimento são:
  • A maca é um dos maiores afrodisíacos naturais;
  • A maca aumenta os níveis de fertilidade, aumentando a contagem de esperma, melhora a funcionalidade sexual e aumenta a libido;
  • A maca é um alimento completo e como qualquer alimento completo não tem limites no seu consumo, a moderação é a palavra-chave;
  • Para as mulheres na menopausa a maçã tem um efeito positivo, aumenta a libido e alivia os sintomas de depressão e ansiedade;
  • A maca ajuda a aliviar as dores de cabeça, regulando os níveis de estrogénio e progesterona no corpo;
  • A maca reforça o sistema imunitário;
  • A maca tem efeitos antidepressivos;
  • A maca é um super alimento carregado de nutrientes e quando incorporada numa dieta saudável, a maçã tem muitos benefícios. Actualmente já se encontra no mercado algumas opções de maçã na sua forma pura, ou adaptadas às necessidades de cada um;
  • Encontramos maca em muitas lojas e ervanárias, bem como, em lojas online. Poderá ser adicionado aos alimentos como sopas, batidos ou assados​​.


Sugestão de batido revigorante com maca
(ideal para tomar como parte do pequeno almoço, antes e depois de fazer exercício, ou como substituto de 1 refeição em regimes de perda de peso)


- 50ml Água
- 1 colher de sobremesa de Maca
- 1 colher de sobremesa de Cacau cru
- 3 banana maduras
- 1 punhado de frutos vermelhos (morangos, mirtilos, amoras, framboesas…)

Preparação: Misturar todos os ingredientes na liquidificadora durante 1 minuto.

Delicie-se e evite o café! Afinal, não vai mesmo necessitar mais dele!

Beijinhos, Rita