Avanço na dieta - Exercício Parte 1

Olá aventureiras :)

Como vos falei aqui, e aqui, decidi começar a exercitar o meu corpo. Andei a pesquisar, li vários blogs, e comecei a entender um pouco mais do assunto. Como gosto de partilhar, e é o que tenho feito até aqui, a minha ideia é fazer uma sequência de posts com informação sobre o que comer numa fase de prática de exercício, sugestões de exercícios, etc, etc. Fiquem atentas!!!

Se for do vosso agrado, sigam estas dicas, mas é importante lembrar que apesar de eu não o fazer (pois aplico em mim o que aprendo em pesquisas), devem consultar especialistas em nutrição / actividade física, antes de começarem qualquer actividade


Imagem retirada da internet

Apesar de muitas de vocês que me seguem estarem ainda a iniciar esta aventura, e na fase inicial não é aconselhado praticar exercícios, uma vez que a ingestão de hidratos de carbono é mínima e pode provocar fraqueza, vou ainda assim partilhar o que aprendi pois tenho a certeza que mais á frente ser-vos-á muito útil.

Este tópico vai ser um pouco extenso, pelo que achei melhor dividi-lo em 2 posts, "Avanço na dieta - Exercício Parte 1" e "Avanço na dieta - Exercício Parte 2".

Estão preparadas para perder algum tempinho? Sendo assim, vamos lá...

Então é assim, quem não anseia ter um corpinho danone? :)

Todas queremos! Para isso, e porque nada se conquista sem esforço  é preciso ter alguns cuidados!


Preparativos para um corpo mais saudável e bonito


Para começar, e isso vocês já sabem, algumas de vocês até já puseram em prática, é preciso alterar a nossa alimentação, e fazer uma dieta.
Algumas pessoas querem, e é legítima essa vontade, ao mesmo tempo, perder gordura e ganhar massa muscular. Mas esse método não é produtivo!

É quase impossível perder gordura e ganhar músculos ao mesmo tempo. Pelo que percebi, um processo é chamado de catabólico e o outro de anabólico. Muitas vezes ouvimos dizer a expressão “transformar gordura em músculo” mas esta é uma metáfora, porque gordura é gordura, e músculo é músculo, são coisas diferentes. Por isso é necessário eliminar a gordura (processo catabólico) que se encontra entre a nossa camada da pele e o músculo, para que este ao crescer (processo anabólico), seja visível no nosso corpo.

Parte 1 - Como podemos saber qual a percentagem de gordura existente no nosso corpo?

Pois é, esse passo é um bocadinho complexo, uma vez que é necessário um aparelho chamado adipómetro, que faz essa medição, e que podemos encontrar em alguns consultórios de nutricionistas, e também em alguns locais á venda. Há também algumas balanças domésticas (como a minha) que fazem a medição por bioimpedância, mas há quem diga que os valores podem não ser 100% certos.

Efectuei mais algumas pesquisas e no site "Emagrecer de vez", encontrei uma forma de o fazermos em casa tirando apenas algumas medidas com a fita métrica.

1 – Medir a altura.
2 – Tirar a medida, em centímetros, da circunferência da cintura na altura do umbigo.
3 – Tirar a medida, em centímetros, da circunferência do pescoço.
4 – Apenas para as mulheres, tirar a medida, em centímetros, da circunferência do quadril, na altura em que ele for mais largo.

Vejam as imagens em baixo:

Imagem retirada da internet

Agora,  com todas as medidas tiradas, podemos calcular finalmente a percentagem de gordura corporal.

As fórmulas para cálculo são as seguintes:

Para os homens:
% de gordura = 495/(1.0324-.19077(log(cintura-pescoço))+.15456(log(altura)))-450 (logaritmos em base 10)

Para as mulheres:
% de gordura = 495/(1.29579-.35004(log(cintura+quadril-pescoço))+.22100(log(altura)))-450 (logaritmos em base 10)

Para os mais preguiçosos, como eu, podemos sempre usar esta calculadora que o site "Emagrecer de vez" disponibiliza! :) :)

Em baixo podem ver uma tabela para fazerem uma base de comparação:

% gordura corporal
Homens
Mulheres
Nível de competição
3%-6%
9%-12%
Bastante em forma
<= 9%
<= 15%
Em forma
10%-14%
16%-20%
Média
15%-19%
21%-25%
Abaixo da média
20%-25%
26%-30%
Precisa de atenção
26%-30%+
31%-40%+


Nota importante:


Nós mulheres, temos o hormônio estrogênio que faz com que carreguemos naturalmente 5% a mais de gordura corporal em relação aos homens.
Depois de calcularmos a porcentagem de gordura corporal, estamos prontas para calcular facilmente o nosso peso magro e peso gordo.

Vejam um exemplo:

Supondo que a % de gordura calculada seja: 30%

- Para saber o peso gordo, multiplica-se o nosso peso total pela porcentagem, assim:
         
          PesoTotal x 0.30 (exemplo: 90kg x 0.30 = 27kg)

- Para saber o peso magro:
        
          PesoTotal – PesoGordo (exemplo: 90kg – 27 = 73kg)

Desta forma, podemos controlar os nossos resultados olhando sempre para as alterações do peso gordo e peso magro. Como regra geral, devemos de nos certificar que não estamos a perder massa magra (peso magro), mas sim massa adiposa (peso gordo).
Diminuindo o peso gordo e mantendo ou ganhando peso magro, estamos assim a melhorar a nossa composição corporal, ganhando mais forma física e saúde no geral.
O fundamental de tudo isto, é sermos observadoras do nosso corpo, traçar um objectivo a alcançar, analisar as mudanças que vamos tendo e quando virmos que estamos quase a atingir o nosso objectivo de peso, começamos então a preparar tudo para iniciar a actividade física, colocando em prática tudo o que aprendemos até aqui.

A ideia geral é:  se a nossa % de gordura já estiver num nível Bom ou Excelente do percentual de gordura, o objetivo principal deve ser ganhar massa muscular.
Se ainda estamos nas outras faixas da tabela, o objetivo principal deve ser perder gordura.

Para quem ainda não se encontrar no nível Excelente ou Bom da tabela, o desafio será:

- Baixar a percentagem de gordura: para ficar pelo menos na faixa Bom da tabela.
- Aumentar a massa muscular: neste processo, acaba por haver um pequeno ganho de gordura.
- Eliminar a gordura ganha no processo: até chegar ao nível Excelente da tabela, mantendo a massa muscular conquistada.

A ideia a reter, é que a dieta é o passo mais importante para se alcançar um "corpinho danone". Embora muitas pessoas gastem muito tempo e energia nos exercícios, a dieta é a responsável por cerca de 80% dos nossos resultados.


Fontes de pesquisa:

- Site Emagrecer de vez
- Mundo fitness em casa



Brevemente em outro post, iremos passar para o próximo tema, em que vamos aprender o que comer para alimentar os nossos músculos.

Podes sempre subscrever o meu blog, colocando o teu e-mail na caixa "Segue-me" na barra lateral, para receberes as novidades que vou postando ;)

Dia 43 da Dieta

Olá aventureiras :)

E a luta continua. Nesta minha nova fase, a tarefa é dureza, porque ao contrário da dieta que achei super fácil de fazer, (pois não passei fome, e bastava-me saber o que comer) exercitar o corpo é duro! É preciso ter disciplina, e organização, para conseguir fazer os treinos várias vezes por semana, e tentar adapta-los á dieta, pois para obter resultados significativos é preciso saber o que comer antes e depois do treino.
Andei a pesquisar e aprendi algumas coisas que vou partilhar com vocês mas em outro post. Entretanto já decidi o que fazer em relação á dieta. Como podem ver aqui, existe a fase 3, que é uma alternativa para quem quer prolongar a fase 2 e também já está cansada de comer sempre o mesmo. No meu caso, não é o facto de já estar cansada, mas sim a necessidade que agora tenho, com os treinos, em ingerir mais alguns hidratos que são necessários para alimentar bem o meu corpo e prepara-lo para ser massacrado :)
Assim sendo, vou começar a alternar entre a fase 2 e a 3. Ou seja, nos dias em que fizer exercícios de força, para além dos de cardio, irei fazer a minha alimentação em função da fase 3. Nos dias em que apenas fizer cardio, que é mais leve, faço a fase 2 porque estes dois dias em que já comecei a exercitar, e continuei a comer da mesma forma, senti-me bem!

Menu de hoje:

Pequeno almoço
Leite de soja com cereais de fibra (Fribe 1 da Nestlé)
1 pão integral de 8 cereais c/ 1 fatia de queijo e 1 de mortadela
1 café

Durante a manhã
2 bolinhas de queijo
2 fatias de mortadela
1 iogurte

Almoço
Atum c/ ovo cozido e tomate
Lanche da tarde
2 quiwis + 1 fatia de queijo e 1 de mortadela

Este foi o meu lanche antes de fazer o treino.

Jantar
Bifinhos de Peru estufados c/ legumes salteados

Sobremesa:
2 gelatina


Balanço:

Hoje estou a sentir os efeitos do treino de ontem... Estou toda partida :)
Mas ainda bem, porque se estou a ressentir do treino é porque está a fazer efeito. Como convém dar descanso aos músculos, hoje só fiz cardio, fiz 15 minutos de bicicleta.
Estou motivada em continuar mas ainda tenho muito para aprender sobre este meu novo estilo de vida. Não quero fazer asneiras, para isso preciso perceber do assunto, que é complexo... Quais os exercícios indicados para cada zona do corpo, recomendações de descanso dos músculos, o que comer para ajudar no aumento da massa muscular... etc, etc. Continuarei a contar-vos tudo o que aprender, para ficarem sempre informadas dos avanços desta minha aventura.
 Porque nunca é demais relembrar... volto a explicar, que este blog é um diário, em que partilho o que "eu" faço, com a intenção de vos motivar também a mudar de vida, mas, cada caso é um caso, e vocês devem aplicar o que aprenderam no livro da Dra. Ágata Roquette ao vosso caso concreto. Convém sempre perder o máximo de gordura corporal antes de iniciar a exercitar. É preciso ter alguma paciência... mas se eu consegui tê-la vocês também vão conseguir!!!

Gelado de Café e Bolo de Chocolate

Olá meninas!

Como a palavra-chave desta dieta não é "restrições", e podemos ter o dia que tanto gostamos, o famoso "Dia da Asneira", uma vez por semana, trago-vos hoje duas sugestões óptimas. Estas receitas vi no programa "Nigelissima" que dá na Sic Muher, e achei-as supér facéis, e não muito calóricas comparadas com outras que já vi. Bem vou parar de blá, blá, blá, porque vocês querem é conhecer as receitas né? Então aqui vai:


Gelado de café


Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pacote de natas gordas
  • 2 colheres de sopa bem cheias de café instantâneo (não é café solúvel nem café moído, é mesmo um de compra que diga instantâneo)
  • 2 colheres de sopa de licor de café.

Preparação:

Numa batedeia colocar todos os ingredientes, e deixar bater até a consistência ficar com alguns picos e cremosa. Depois basta colocar em recipientes á escolha, e deixar no congelador.
Uma curiosidade de colocar o licor de café, é que além de dar mais sabor ao gelado, este contém alcoól, que tem como particularidade o facto de não congelar completamente, fazendo com que o gelado tenha uma textura mole na hora de comer.

E é isto! Fácil, prático, e deve ser delicioso!


Bolo de Chocolate

Ingredientes:

  • 50 gr de cacau em pó
  • 250 ml de água a ferver
  • 150 gramas de amêndoa moída
  • Meia colher de sopa de bicarbonato
  • 1 pitada de sal
  • 200 gr de açúcar
  • 150 ml de azeite


Preparação:

Misturar o cacau e a água até obter uma pasta grossa mas suave.
Á parte, com a mão mesmo, misturar a amêndoa o bicarbonato e o sal.
Em outro recipiente misturar o açúcar, o azeite e os ovos, e bater bem os ingredientes na batedeira, na velocidade máxima, até que o seu aspecto pareça uma maionese iluminada. Reduzir a velocidade da batedeira e sem desligar juntar o preparado do cacau e da água.  
Por fim juntar o preparado seco de amêndoa. No final, o preparado fica com uma consistẽncia um pouco líquida, mas é normal, pois é essa consistẽncia que mais tarde deixa o bolo suave.
Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus, numa forma untada e forrada, por 40 a 45 minutos, até que o bolo se comece a desprender da forma, com o centro firme, mas ainda bastante pegajoso por dentro.

 Convém lembrar que estas receitas são para fazer no Dia da Asneira, sim meninas??

E porque este é um blog sobre uma dieta, que passa também por reeducação alimentar, podem sempre melhorar estas receitas substituindo alguns dos ingredientes por outros mais saudáveis. Podem fazer experiências até que acertem numa que vos dê prazer em comer, mas que seja ainda mais saudável.

Por exemplo:

- Substituir o leite condensado normal, por um que seja light
- As natas gordas, por natas light
- O caucau em pó tradicional, por cacau em pó magro, ou por farinha de alfarroba (que dizem que parece mesmo chocolate...).
- E o açúcar refinado por adoçante (colocando quantidade a gosto e provando até estar docinho)


 Vou experimentar estas receitas e volto a falar no assunto, para dar a minha opinião.

Espero que gostem e que partilhem também a vossa experiência. :)


Dia 42 da Dieta

Bom dia meninas. Hoje acordei decidida a avançar neste meu projecto de adquirir um corpinho Danone... Antes de mais deixo-vos com o menu de hoje, e já vos conto mais pormenores.

Menu de hoje:
Pequeno almoço

Leite de soja com cereais de fibra (Fribe 1 da Nestlé)
1 pão integral de 8 cereais c/ 1 fatia de queijo e 1 de mortadela

Durante a manhã
1 bolinha de queijo
2 fatias de mortadela

Almoço
Bife de peru c/ salsichas e cogumelos
Salada de alface e tomate

Sobremesa
1 gelatina
   
Lanche da tarde
1 bolinha de queijo
1 iogurte líquido magro

Jantar
Bacalhau assado com espargos e ovos

Sobremesa:
1 gelatina

Balanço:
 
Cada vez mais motivada a atingir o meu objectivo, pois estou apenas a 2 kg de lá chegar, decidi começar a fazer exercício físico.
O meu plano é tentar fazer todos os dias um pouquinho de exercícios de cardio (bicicleta e/ou salto de corda), e de musculação (exercícios que dê para fazer em casa). Diariamente estarei atenta às reacções que o meu corpo terá  ao exercício físico, pois como continuo a ingerir poucos hidratos de carbono (ainda estou na fase 2 da dieta), tenho algum receio de sentir fraqueza. Se isso me acontecer  passo a fazer a Fase 3 da Dieta, pois nessa fase já se pode ingerir (controladamente) hidratos de carbono como acompanhamento no almoço e no lanche.
 
Para começar, hoje quando cheguei a casa do trabalho, troquei de roupa, saltei para a bicicleta e fiquei lá 15 minutos. Depois fiz exercícios localizados de pernas, glúteos, peito, braços e abdominais.
 
Já estou a imaginar os efeitos amanhã quando acordar... vou estar toda partida :)
Não é que tenha exagerado, é mesmo a falta de hábito ;)


Dia 41 da Dieta


Olá meninas!
Como é hábito costumo fazer um balanço do peso antes do dia da asneira (devia ter postado ontem).
A verdade é que ontem, como é habitual pesei-me em jejum, esqueci foi de colocar no post :)


Então é assim, não fiquei muito contente com a pesagem, pois ao fim de uma semana, não só não perdi nada, como aumentei umas gramas em relação á uma semana atrás. O meu peso deu 60,2 kg... Pois é, fiquei um pouco tristinha, mas não é motivo para desanimar... Talvez o geladinho de ante-ontem tenha influenciado, mas deve ter sido mais qualquer coisa que não correu bem... 



Menu de hoje:

Pequeno almoço
1 taça de leite de soja c/ cereais de Fibra

Como hoje foi dia de folga, dormi mais um pouco e tomei o pequeno-almoço tarde, pelo que não foi necessário o lanche do meio da manhã.

Almoço
Frango assado com arroz

Eu sei que hoje não é dia da asneira, mas como ontem só abusei no jantar, e a sogrinha mandou esta comidinha para nós (não se podia estragar), tive mesmo de a almoçar. Não é grave pois o dia da asneira é durante 24h e estou dentro da regra ;)

Sobremesa
1 gelatina
2 quadradinhos de chocolate preto (só dois...)

Durante a tarde
1 iogurte sólido magro
2 bolinhas de queijo
1 fatia de queijo c/ 1 de mortadela

Jantar
Sopa de legumes (s/ batata)
1 ovo mexido

Sobremesa:
1 gelatina

Balanço:


Hoje depois do lanche fui 10 minutos para a bicicleta, e fiz também alguns exercícios localizados (pernas, glúteos e abdominais). Vou tentar fazer todos os dias um bocadinho. Vou começar devagarinho, sem exagerar, primeiro porque estou fora de forma :), e depois porque ainda estou a ingerir poucos hidratos de carbono, e posso sentir fraqueza.

Dia 40 da Dieta


Oi, oi aventureiras!
Segue-se mais um dia da Asneira.

Menu de hoje:

Pequeno almoço
1 taça de leite de soja c/ cereais de Fibra
1 pão de cereais misto


Hoje depois de um pequeno almoço reforçado, resolvi sentar o meu traseiro na bicicleta cá de casa...
Não fiquei lá muito tempo só uns 10 minutinhos, mas é melhor que nada né?

Almoço
(Sobra do dia anterior)

Lanche da tarde
2 fatias de fiambre
2 bolinhas de queijo
1 iogurte magro
1 gelatina

Jantar
Rissóis de carne / mistos (como entrada)
Arroz de lulas

Sobremesa:
1 mini crepe de chocolate
1 gelado Mars
1 café

Balanço:

Como é hábito no Dia da Asneira vou comer a casa da sogrinha e os miminhos estão sempre á nossa espera!
Fiquei satisfeita, sabe sempre bem comer coisinhas que gostamos, mas comi moderadamente, e nem cheguei a sentir aquela sensação de enfartamento [pois antigamente por vezes comia como se não houvesse amanhã :) ].

Dia 39 da Dieta

Bom dia meninas.
Hoje, como poderão ver mais abaixo, pulei a cerca! Mas precisei mesmo, eu juro...!
Precisei de um miminho, e depois fiquei melhor! :)

Menu de hoje:

Pequeno almoço
1 taça de leite de soja c/ cereais de Fibra
1 pão de cereais misto

Hoje acordei com fome, e precisei de tomar um pequeno almoço reforçado.
Pãozinho de integral de 8 cereais, com mais fibra, que ajuda a que o seu açúcar seja absorvido mais lentamente...

Durante a manhã
2 bolinhas de queijo
2 fatias de fiambre
1 iogurte líquido

Almoço
Costeletas panadas (c/ farelo de trigo) e tomate
   
Lanche da tarde
2 gelatinas
8 salsichas

Jantar
Bacalhau c/ legumes á brás

Sobremesa:
1 taça de gelado de caramelo

Balanço:

Eu sei, confesso! Hoje prevariquei!
Tive um dia complicado e decidi mimar-me, estava a precisar... Tenho algum receio que esta facadinha, uma vez que foi á noite (em que o metabolismo fica mais lento, e vamos para a cama), se reflita no meu peso amanhã...

Atenção meninas, não sejam tão fracas quanto eu... sigam os meus exemplos, mas esqueçam este... ;)

Dia 38 da Dieta

Olá companheiras. :)
A luta continua. Espero que vocês estejam a gostar de fazer a dieta.
Deixem comentários sobre como está a correr, para eu matar esta minha curiosidade ;)

Menu de hoje:

Pequeno almoço
1 taça de leite de soja c/ cereais de Fibra

Almoço
Carne de vaca c/ rebentos e molho de soja

Sobremesa
1 café

Lanche da tarde
1 gelatina
2 bolinhas de queijo
2 fatias de fiambre
1 iogurte liquido magro

Jantar
Sopa de legumes (s/ batata)

Sobremesa:
2 gelatinas

Balanço:
 
Estou a gostar de fazer o pequeno almoço com cereais de fibra. 
Sinto que desde que os tomo, o meu intestino funciona melhor, e está mais saudável. São concerteza uma mais valia na dieta, e será um hábito que ficará para futuro.

Dia 37 da Dieta

Olá meninas!
A semana vai passando, e para algumas de vós terá uma pausa pelo meio, um feriadito, mas cá para mim vai ser igual ás outras pois estarei a trabalhar.
Voltei á mesma sensação de contar os dias para o final de semana, para me pesar novamente e ver quanto mais perdi, e se já cheguei ao meu objectivo.

Menu de hoje:

Pequeno almoço
1 taça de leite de soja c/ cereais de Fibra

Durante a manhã
1 bolinha de queijo

Almoço
Hamburguers de salmão c/ courgette e pimentos salteados

Sobremesa
1 gelatina
1 café

Lanche da tarde
1 bolinha de queijo
2 fatias de fiambre
1 iogurte liquido magro

Jantar
Costeletas á salsicheiro c/ Salada de Tomate e ovo cozido

Sobremesa:
2 quiwis

Balanço:

Hoje tive uma prova da grande mudança pela qual passei. Como vos disse logo no início desta aventura, o C. (o meu amor e companheiro de vida) também fez a dieta comigo, mas terminou no dia 31 pois já tinha atingido o objectivo dele.
Neste momento eu continuo na fase 2 da dieta, e ele já está na manutenção.
Depois do jantar estavamos nós no sofá a ver tv, e eu fui buscar de sobremesa 2 quiwis partidinhos, que me souberam pela vida. O C. levantou-se também, e trouxe com ele uma taça de gelado... Bem, noutros tempos eu não ia aguentar essa "afronta" :) e ia logo buscar uma para mim também, mas acreditam que não senti nada? É verdade, não estou a mentir, continuei na boa a comer a minha frutinha enquanto ele se deliciava com o seu gelado!
Isto é a prova que mais do que ter força de vontade, a minha afeição louca pelos doces e alimentos que não são nada favoráveis ao nosso peso, mudou e já não sinto a mesma tentação. :)
Gosto sim, qualquer um gosta de um docinho, mas aquele desejo e vicio, acalmou, felizmente! :)
 

Chá de Hibisco

Olá meninas.

Olá a todos,

Com a preocupação de combater a retenção de líquidos e a celuite, nunca é demais saber os alimentos que são aliados nessa luta, bem como conhecer as suas propriedades. 
Com certeza já ouviram falar por aí sobre o chá de hibisco, mas conhecem as suas reais capacidades e como ele pode ajudar a atingirem os resultados tão esperados?



Pois bem, vou então falar um bocadinho sobre ele.

O chá de hibisco é feito a partir das flores e botões do Hibiscus Sabdariffa, que tem propriedades que estimulam a queima de gordura corporal, o aumento da capacidade de digestão, o combate à retenção de líquidos, auxilia na manutenção da flora intestinal e ainda pode ser um ótimo regulador do intestino.


Mas qual é o fenómeno que faz com que ele reduza a retenção de líquidos?


O chá de hibisco possui uma grande concentração de um pigmento da família dos flavonoides, chamado de antocianina. Essa substância possui uma ação antioxidante e anti-inflamatória, por isso combate tanto os radicais livres e a inflamação das células. Com isso, o organismo liberta as substâncias que atrapalham o processo de emagrecimento e que causam o envelhecimento precoce das células.
Mas não fica por aí... as suas enzimas e mucilagens ajudam no processo digestivo impedindo que parte das gorduras e dos hidratos de carbono que consumimos sejam absorvidos pelo intestino, anulando parcialmente o hormônio anti-diurético, que faz o corpo eliminar líquidos com mais facilidade.

O hibisco possui ainda vitamina C, que actua no sistema circulatório reduzindo a pressão na parede dos vasos sanguíneos, e cálcio essencial para a saúde dos ossos.


E como devemos preparar o chá de hibisco?

Ora então é súper fácil!

Basta colocar num recipiente de ir ao lume 1 litro de água, e quando começar a ferver colocar 2 colheres de sopa de hibisco seco ou 2 saquetas. Misturar na água, desligar o fogão e deixar que a mistura apure por pelo menos 5 minutos. Depois disso, coar o chá (se for hibisco seco), e desfrutar do seu sabor, que pelo que percebi tem um leve sabor a framboesa.

Para potencializar os efeitos do chá de hibisco podemos acrescentar-lhe outras ervas, como a Cavalinha e a Alfafa, que ajudam a acelerar os resultados. A Cavalinha possui ação diurética e a Alfafa é um antioxidante natural.


Onde se pode comprar?

O chá está á venda em saquetas nos supermercados, e pode-se encontrar as ervas em saquinhos nas ervanárias.
Atenção na hora da compra do chá de hibisco. O chá é feito das flores e dos botões do hibiscus sabdariffa, uma espécie diferente da planta ornamental que se pode encontrar nos jardins, por isso, na hora de comprar, é preciso ter atenção ao nome correto.


No entanto, e como é óbvio, o chá por si só não irá produzir um grande efeito. Para que haja resultados, é fundamental aliar o seu consumo a uma dieta equilibrada e à prática de exercício físico.

Contudo, as pessoas com problemas cardíacos, as gestantes e os diabéticos, devem sempre consultar um médico antes de iniciar o consumo do chá, a fim de evitar qualquer tipo de efeito colateral. Para as demais pessoas o consumo é permitido sem contra-indicações.

Se já experimentaram, ou resolverem experimentar, deixem o vosso feedback nos comentários. 😉


Publicação actualizada em 09-10-2017

Quiche de Frango s/ massa

Ingredientes:

Massa:

  • 3 gemas e 4 claras
  • 2cs farelo de trigo
  • 2cs azeite
  • orégãos
  • alho
Recheio:
  • 2 a 3 ovos
  • Frango cozido
  • Pimenta q.b.
  • Sal q.b.
  • Noz moscada q.b.
  • Alho-francês ás rodelas
  • Cogumelos
  • Salsichas de peru
  • Natas de soja (comprei da marca continente)
  • Queijo ralado

Preparação:

Massa:

 Bater tudo muito bem e levar por 15 a 20 minutos ao forno. Depois é só colocar os restantes ingredientes e levar mais uns minutos ao forno.

Recheio:

Coze-se o frango com água e sal. Em outro tacho coloca-se o alho francês a cozer. Quando o frango estiver cozido, retira-se, e desfia-se.
Numa tarteira espalha-se a massa, e leva-se ao forno por +ou- 15 m.
Retira-se do forno quando tiver uma base consistente, e espalha-se por cima o alho-francês, o frango, os cogumelos e as salsichas.
À parte, batem-se 2 a 3 ovos e acrescentam-se as natas de soja, tempera-se com a pimenta, o sal, e a noz moscada. Mexe-se tudo muito bem, e coloca-se por cima do preparo. Vai ao forno. Quando estiver douradinha coloca-se queijo ralado magro por cima e volta ao forno a gratinar.

Bom apetite!
 

Fonte / inspiração - Blog As delícias das Guerreira
 

Dia 36 da Dieta

Olá companheiras de aventura.
Hoje voltei á rotina e ás regras. Vamos lá...

Menu de hoje:

Pequeno almoço
1 taça de leite de soja c/ cereais de Fibra
1 omelete c/ fiambre

Hoje não fiz o lanche do meio da manhã porque tive de ir a uma consulta médica, e com a correria, para depois ir trabalhar, não tive tempo. Por isso, já a contar, fiz um pequeno-almoço mais reforçado.

Almoço
Quiche de frango s/ massa

Esta receita retireia-a do blog "As delicias das Guerreiras" e adaptei-a.
Deixo-vos com a receita da forma que eu fiz.

Sobremesa
1 gelatina
1 café

Lanche da tarde
2 bolinhas de queijo
4 fatias de fiambre
1 iogurte liquido magro

Jantar
Sopa de legumes (s/ batata)

Sobremesa:
 1 gelatina

Balanço:

Hoje senti necessidade de comer, entre o jantar e a ida para a cama. Fiquei a pensar, como qualquer coisa? O quê? Ah não, não devo comer antes de ir para a cama...!
Para me motivar ainda mais, peguei no livro novo da Dra., "As regras de ouro", e li o tópico sobre não comer antes de deitar, e isso motivou-me. Acabei por beber uma boa taça de chá de frutos vermelhos, e depois xixi cama.
Ás vezes é preciso resistir ás nossas vontades, é tudo psicológico, mas aumentar uns quilinhos não, é mesmo real... :)

Dia 35 da Dieta


Dia da Asneira e dia de Pesagem :)

Ora bem meninas hoje é o dia que esta semana tanto ansiei, o "dia da pesagem".
Logo de manhã, em jejum, e após a ida ao wc, saltei para a balança ansiosa por ver dois números que me agradassem.


Posso dizer, que fiquei feliz com o que vi!

Imagem retirada da internet

Vou agora deixar-vos com o balanço do meu peso desde o começo. Não vou colocar como na pesagem anterior, os valores de % de água, gordura e massa muscular que a minha balança dá, porque ainda não percebi muito bem os resultados que ela apresenta.

Balanço do meu peso:

  • 19/03/13 - 64,1 kg
  • 01/04/13 - 62 kg
  • 22/04/13 - 59,9


Posso com isto concluir que tomei uma óptima decisão em prolongar por mais uma semana a fase 1, pois consegui garantir uma perda de peso maior em relação á previsão de perda na fase 2.
Com estes resultados tenciono voltar a pesar-me no fim desta semana para controlar agora quanto vou perder. Ainda estou na dúvida se fique pelos 59 ou se vá até aos 58... Ainda vou decidir, e claro vocês saberão de tudo. Já fazem parte desta minha aventura né?

Deixo-vos agora com o meu Menu de Hoje:

Pequeno almoço
1 taça de leite de soja c/ cereais de Fibra

Não fiz o lanche do meio da manhã porque acordei mais tarde que o habitual.

Almoço
2 fatias de pizza mozzarella Dr. Oetker
Meia lasanha á bolonhesa 
Salada de queijo mozzarela c/ tomate e oregãos

Sobremesa
1 taça de gelado de caramelo

Não fiz o lanche da tarde por ter almoçado mais tarde e jantei á hora habitual.
E também porque fiquei bem satisfeita com o almoço e sobremesa :)


Sobremesa
2 quadradinhos de chocolate negro
1 gelatina

Balanço:

Que bem que me soube o almoço... Isto de ter regras, cumpri-las, e ter um dia de compensação é uma sensação agradável. Acabo por saborear mais o momento, do que antigamente quando tinha tudo á disposição, e sem limites. Se calhar os alimentos "a evitar" não me davam tanto prazer, como agora!
Depois para compensar o almoço, e apesar de ser dia da asneira, fiz um jantar mais light.

Ovos cozidos c/ pasta de atum e tomate


Imagem por Nocas



Ingredientes (p/ 1 pessoa):


  • 2 ovos
  • 2 latas de atum
  • 1 tomate
  • 1 iogurte natural
  • 1 colher de queijo filadelphia light
  • Salsa picada q.b
  • cebola picada q.b.
  • oregãos q.b.
  • Azeite q.b.
  • Vinagre q.b.
  • Sal q.b.

Preparação:

Colocar os ovos a cozer.
De seguida, numa tigela misturar o iogurte natural com o queijo filadelphia. Juntar o atum, a cebola, a salsa e os oregãos.

Quando os ovos estiverem cozidos, parti-los a meio, e colocar por cima de cada metade a pasta de atum.
Colocar num prato os ovos já com a pasta de atum, um pouco mais de pasta a gosto, e servir com tomate cortado em meias luas, já temperado com sal, azeite e vinagre.

Bom apetite!

Nota: No meu caso, já depois do prato feito, ainda sobrou pasta de atum, que pode ser reaproveitada para outra receita individual.

Bom apetite!


Fonte de inspiração - Livro A Dieta dos 31 Dias de Ágata Roquette

Dia 34 da Dieta


Olá!
Amanhã é um dia especial :)
Dia da Asneira, Dia de pesagem e Dia de Folga que tanto mereço! :)

Menu de Hoje:

Pequeno almoço
1 pão integral c/ fiambre
1 chá verde c/ limão
1 café

Durante a manhã
2 fatias de queijo
2 fatias de fiambre de porco
1 iogurte sólido magro

Almoço
2 bifes fritos (em azeite)
Courgette salteada em azeite

Sobremesa
1 gelatina

Durante a tarde
2 fatias de queijo mozzarela c/ oregãos
2 salsichas de peru
2 kiwis

Jantar
Estufado de Carne picada e beringela
Salada de tomate

Ceia
Leite de soja com cereais Fibre da Nestlé (de fibra)

Como ainda não tinha bebido leite hoje, achei que podia provar os cereais.
Não é o mais aconselhado, comer antes de deitar, mas também hoje é véspera de dia da asneira. :)

Balanço:

Hoje pela primeira vez na dieta fiz uma ceia.
Jantei um pouco á pressa, porque tive umas tarefas para fazer e deitei-me tarde, o que fez com que me desse um pouco de fome antes de deitar.
Comprei hoje os cereais Fibre 1 da Nestlé, porque vou começar a tomá-los ao pequeno almoço, para variar um pouco, e porque faz bem ao intestino.
Andei um pouco á toa lá no supermercado, completamente vidrada na prateleira dos cereais. No livro a Dra. diz que se quisermos comer cereais tem de ser os que são 100% fibra.
Ora bem andei lá a ver, entre os de marca branca, os da kellogs all bran e os Fibre 1 da Nestlé.
No cansaço de estar ali especada a comparar embalagens, acabei por trazer os Fibre 1 da Nestlé, não sei se foi a melhor opção, mas como dizia que têm alto teor de fibra escolhi. Tenciono agora fazer uma pesquisa sobre qual o melhor para a próxima compra.

Dia 33 da Dieta


Oláaaa...!
Estão quase a chegar os meus dias... o da Asneira para poder prevaricar um pouquinho :), e o da pesagem para finalmente poder ver o efeito que a 2ª fase teve em mim...

Menu de Hoje:

Pequeno almoço
1 pão integral com fiambre
1 chá de camomila

Durante a manhã
2 bolinhas de queijo
2 fatias de fiambre
1 iogurte liquido magro
1 gelatina

Não se admirem com a quantidade de lanchinhos que faço entre o pequeno almoço e o almoço, é que tomo o pequeno almoço ás 07h e pouco, e depois só almoço ás 14h e tal... Tá explicado certo? :)
Almoço
Salada de alface com: ananás, frango, queijo e molho de iogurte
(do restaurante Vitaminas no Norte-Shopping, já explico mais abaixo...)

Sobremesa
1 café

Durante a tarde
1 iogurte
2 fatias de fiambre

Jantar
Sopa de Legumes (s/ batata)

Sobremesa
1 gelatina

Balanço:

Hoje tirei a tarde para matar saudades de uma grande amiga!
Almoçamos no Norteshopping, e fiquei logo á toa, pois não sabia o que comer, já que hoje não é dia da asneira, e estava num shopping...!
Espreitei o restaurante H3 que tem várias opções de hamburguers (saudáveis) em prato, e pensei acompanhar com salada em vez do arroz e da batata do menu.
Depois fui espreitar o restaurante vitaminas, precipitei-me e acabei por optar por lá. 
No fim arrependi-me, pois fiz uma péssima escolha.
1º - não foi porque não tenha gostado da comida, mas porque não me serviram muito bem (em quantidade)  para o preço que paguei (7€ pela salada e uma água). Se calhar teria sido melhor o hamburguer, sempre era carne (proteína) e ficava melhor alimentada.
2º porque com o almoço escolhido, no fim do dia reparei que excedi as doses de queijo e iogurte por dia.
Durante a tarde, errei mais um pouquinho, porque conversa vai, conversa bem, passeio para aqui, passeio para acolá, não lanchei grande coisa, e como o almoço não foi saciante por aí além, bebi mais um iogurte (que tinha na mala) só quando senti mesmo fome (errado), e claro, acabei por chegar a casa ao fim do dia esganada... :)
Em casa, comi logo as 2 fatias de fiambre enquanto me preparava, e depois jantei um generoso prato de sopa. 
Mas o balanço foi positivo, porque mesmo tendo excedido as doses de queijo e iogurte, e tendo-me deixado sentir fome, acho que me portei bem, porque com esta saída da minha rotina diária, não quebrei muito as regras, pois não cometi excessos, mesmo estando num shopping com tanta oferta. ;)

Dia 32 da Dieta

Bom dia!
Cá estou eu para mais uma partilha.
Está aí a chegar o fim de semana, e eu já conto os dias para me poder pesar.
Estou anciosa para saber quanto perdi esta semana ao fazer a Fase 2.

Menu de Hoje:

Pequeno almoço
1 pão integral com fiambre
1 chá de camomila
1 quiwi
1 café

Durante a manhã
2 bolinhas de queijo
2 fatias de fiambre
1 iogurte líquido magro

Almoço
Filetes de Pescada c/ molho de marisco
Legumes salteados

Sobremesa
1 gelatina

Lanche
8 salsichas de Peru
1 maçã

Jantar
Salada de atum, ovo cozido, queijo mozzarela e tomate

Sobremesa
1 gelatina

Balanço:

Ora bem, hoje inocentemente cometi um pequeno erro no meu pequeno almoço. Como podem ver comi o pãozinho com fiambre, bebi o meu cházinho e comi 1 quiwi... Pois o erro foi aí... Quando cheguei a casa, dei uma vista de olhos no livro da Dra. e há uma regra que diz, que não convém comer fruta no pequeno almoço, pois sobe os níveis de açúcar e consequente produção de insulina. A Dra. diz que é preferencial comer depois do almoço, ao lanche (sempre acompanhado de outro alimento) ou depois do jantar.
Estamos sempre a aprender, por isso é que volta e meia volto a relembrar as regras no livro.

Dia 31 da Dieta

Oi, oi!
Hoje, seria o fim da minha dieta, se eu não tivesse decidido prolonga-la por mais uns dias. Assim sendo, continuarão a ver os meus menus diários, até atingir os kilinhos que quero.

Menu de hoje:
 
Pequeno almoço
1 pão integral com fiambre
1 chá de camomila
1 café

Durante a manhã
2 bolinhas de queijo
2 fatias de fiambre
1 iogurte líquido magro

Almoço
Bife de Peru panado no forno (Sobra do jantar de ontem)
Salada de tomate

Lanche
2 fatias de fiambre
1 taça de morangos (c/ adoçante)
 
Cá está a frutinha inserida na minha dieta, que convém (é muito importante) ser acompanhada de outro alimento, neste caso comi o fiambre, que contém nutrientes diferentes (como gordura, por ex.), que ao serem digeridos também, atrasam a absorção da frutose (açúcar) do morango.

Jantar
Sopa de legumes (s/ batata)
2 bifes de Peru

Sobremesa
1 gelatina
 
Balanço:
 
Hoje ao jantar, como podem ver, além da sopa comi 2 bifes de Peru. Não era suposto, porque o recomendado pela Dra. é, 3 vezes por semana fazer o jantar apenas com sopa, e uma gelatina de sobremesa. Como da elaboração dos bifes de peru, panados c/ sementes de linhaça, me sobrou carne que até já estava temperada, e como a vida não está para brincar, achei que era sensato gastá-los. Também tenho a noção que não interferiu nada na perda de peso, eram apenas uns bifes de peru grelhados.
Em relação á quantidade de dias que vou acrescentar á dieta, ainda não vos consigo confirmar, porque vai tudo depender dos kilos que a minha querida balança :) me vai apresentar no fim desta semana.
 

Dia 30 da Dieta

Bom dia! Hoje acordei cheia de ânimo!
Estou feliz com esta minha nova forma de estar, sim, já sei que não paro de repetir isto nos posts, mas é que estou mesmo... :)
Quero muito trazer mais pessoas para o meu lado, que possam também como eu, ficar supreendidas e felizes consigo próprias.

Menu de hoje:

Pequeno-almoço
1 chá verde c/ limão
1 pão integral c/ fiambre
1 café

Durante a manhã
2 bolinhas de queijo
2 fatias de fiambre
1 iogurte

Almoço
Beringela recheada

Esta receita é muiiiito boa!
Mais uma surpresa e mais uma a repetir!

Durante a tarde
1 taça de morangos com amoras

Jantar
Bife de Peru panado (c/ sementes de linhaça) no forno
Chips de courgette no forno

Esta receita é saborosa, mas como é feita no forno, a camada panada não fica com a mesma consistencia como a receita popular.
Na próxima vou experimentar frita-los em azeite!
A substituição do pão ralado pelas sementes de linhaça, é uma boa alternativa ;)

Sobremesa
2  gelatina

Balanço:

Continuo a experimentar as receitas que vem no novo livro da Dra. Ágata Roquette "As regras de Ouro", que foram criadas pelas blogueiras do "As Delicias das Guerreiras".
Tenho tido muitas surpresas com estas receitas alternativas, e tem sido um prazer esta aventura, ao contrário de todas as dietas que conheci.

Empadão de carne e couve-flor

 


Ingredientes:
  • Couve-flor
  • Sal e pimenta q.b.
  • Leite
  • Carne picada
  • 1 cebola
  • 1 alho
  • 1 folha de louro
  • 2 ovos

Preparação:
 
Puré:
 
Coze-se a couve-flor em água com sal e pimenta. Depois de cozida, escorre-se bem a água e passa-se com a varinha magica, depois acrescenta-se um bocadinho de leite (pode ser magro ou meio-gordo) para não ficar empapado e passa-se novamente com a varinha magica.

Carne:

Numa frigideira, coloca-se a cebola e o alho picados, a folha de louro e um fiozinho de azeite. Quando a cebola começar a ficar dourada, acrescenta-se a carne picada. Deixa-se refogar e acrescenta-se sal e pimenta.

Montagem:


Num pirex, coloca-se uma camada de puré, uma camada de carne e outra camada de puré. Batem-se 2 ovos, coloca-se em cima do preparado e leva-se ao forno até ficar douradinho por cima.
 
 
Bom Apetite!!!
 
 
1 Dica: Mesmo que seja só para duas pessoas, não usem apenas uma couve-flor, ela rende muito pouco e no fim ficam com pouco puré para fazer duas camadas.