Sementes de Chia


Olá a todos!

Hoje trago-vos informação sobre as Sementes de Chia. Tenho ouvido falar muito destas sementes e dos seus benefícios, pelo que resolvi fazer um post dedicado a elas.

Imagem retirada da internet

As Sementes de chia (Salvia hispânica) são originárias do México. São sementes muito utilizadas nas receitas de alimentação saudável, pois são diversos os nutrientes nelas encontrados. 
As semente são extremamente ricas em fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais, sendo a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos ómega-3 que se tenha conhecimento até à data. Contêm mais cálcio do que o leite, maior concentração de ferro que o espinafre, duas vezes mais potássio que a banana,  mais antioxidantes que os mirtilos, e mais fibras que os flocos integrais.
As sementes de chia, introduzidas diariamente na alimentação trazem vários benefícios à saúde, e são grandes aliadas na perda de peso. 
Possuem diferentes nutrientes em comparação com as Sementes de Linhaça, mas os seus benefícios são similares. Têm a capacidade de aumentar em até dez vezes mais o seu peso, ao entrarem em contacto com a água, dando origem a soluções de alta viscosidade (pois formam uma espécie de gel), que dão uma sensação de saciedade. Retardam o esvaziamento gástrico, e auxiliam no funcionamento do metabolismo lipídico
Como é obvio, para que este efeito aconteça, é importante ingerirmos água.
Estas sementes também contém calorias, pelo que nesta nossa dieta, não é recomendado consumir mais do que 1 colher de sopa por dia.

Segundo uma nutricionista Brasileira, Dra. Patrícia Rung, que fala no site "Bolsa de Mulher":

Imagem retirada da internet
Um indivíduo em situação de obesidade apresenta um processo inflamatório que faz com que o seu organismo retarde o envio da sensação de saciedade ao cérebro. É aí que a chia atua. A alta concentração de ómega 3 deste alimento – 4 g da chia integral tem o mesmo valor de ômega 3 encontrado em 150 g de salmão – ajuda a diminuir o processo inflamatório celular, colaborando para a regularização dessa resposta.
Esse mesmo ómega 3 é encontrado na chia em uma concentração maior do que na linhaça, por exemplo. Aliado ao alto teor de fibras da semente, é o responsável por outros benefícios. Estes dois nutrientes unidos conseguem diminuir as placas de gorduras nas artérias favorecendo a saúde cardiovascular e diminuindo os níveis de colesterol LDL na circulação. Além disso, ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim o aumento da pressão arterial.
A chia é uma semente que se parece com as de papoula, podendo ser pequenas, pretas, brancas ou acinzentadas. É cultivada em países como o México, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru e Colômbia. Em cada 100 g de semente existem 595 Kcal de energia, 16 g de proteínas, 44 g de carboidratos e 31 g de lipídos"
 
Para garantir o seu consumo, basta adiciona-la a sumos e batidos (excepto durante a dieta), iogurtes, frutas e para confeccionar / finalizar pratos em geral.
 
Outros benefícios da semente:

Menos inchaço – Indirectamente, diminui o inchaço. “Com a sua acção na regulação do funcionamento intestinal e da pressão sanguínea, a retenção de líquidos, consequentemente, diminui.
Pele mais bonita - As sementes de chia pertencem, tal como as de linhaça, ao grupo das sementes mucilaginosas. Elas formam um gel incolor quando entram em contacto com a água. Estas mucilagens são muito benéficas para o bom funcionamento do intestino. Ajudam a prevenir o acumulo de toxinas no organismo, colaborando para uma pele mais saudável.
Força e bom humor – É rica em cálcio, ferro e magnésio. Essa combinação é importante na manutenção da saúde, entre elas, da saúde óssea, na construção do tecido muscular e no controlo do humor e combate ao stress.
Longe de enfermidades - É fonte de vitamina B, produz actividade antioxidante, estando relacionada a um efeito protector contra a agregação plaquetária, anti-inflamatório e antiviral; Protege também contra doenças cardiovasculares, cancro do pulmão e de estômago, além de promover a melhora das funções cognitivas.
Fonte de proteínas - O perfil de aminoácidos (isoleucina, leucina, valina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano) da semente de chia permite que ela seja uma boa opção como fonte protéica.
Opção para quem possui doenças - O consumo regular destas sementes é ainda útil para controlar a pressão arterial elevada e o diabetes, já que ajuda no controlo da glicemia. Por serem isentas de glúten, são uma excelente opção também para celíacos.


Fontes de Pesquisa:

- Wikipédia
- drbemestar
- Bolsa de Mulher



Gostaram da informação?
Eu gostei, e tenciono experimentar estas belas sementes. Ainda não encontrei no supermercado habitual, mas vou procurar em outros!
Como poderam aprender, elas trazem muitos benefícios à nossa saúde, e são grandes aliadas na perda de peso!

Se ainda não o fizeram, toca a experimentar! ;)


17 comentários:

  1. Olá!
    Só tenho ua duvida, no fim disseste que estas sementes eral aliadas na perda de peso mas antes tinhas dito " basta adiciona-la a sumos e batidos (excepto durante a dieta)" . Então quem está de dieta pode ou não consumi-las?
    Obrigada (:
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Borboleta Azul, eu ao dizer (excepto durante a dieta) estou-me a referir aos sumos e batidos. Porque mesmo na fase 2 em que já se pode ingerir fruta, está deve ser com casca porque tem fibra, e não em forma de sumo que apenas tem açúcar e é calórico.

      Eliminar
  2. Fiquei feliz pela citação!
    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia, apenas me disse olá, e eu retribuí!
      Se precisar de alguma ajuda diga! ;)

      Eliminar
  3. Boa tarde, tenho problemas de ácido úrico, Embora esteja a fazer medicação e de ter cortado com o álcool, gostaria de saber quais os alimentos que fazem mal, pois por vezes tenho crises de gota, embora como disse esteja a ser medicad e não bebo álcool.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Boa tarde.
      Gostaria imenso de poder ajudar, mas não possuo qualquer formação na área de nutrição e medicina em geral. Apenas criei o blog como diário da minha experiência com a dieta.
      Aconselho a colocar essa questão directamente á Dra. Ágata Roquette, no facebook da dieta.

      https://www.facebook.com/adietados31dias

      Cumprimentos ;)

      Eliminar
  4. Ola boa noite,


    Normalmente coloco na garrafa de agua, que aumentam muito e ganham um gel! Bebo durante o dia! É aconselhavel deste modo.?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rafaela, sinceramente não faço ideia...
      Do que já li, e fiquei a saber na pesquisa que deu lugar a este post:

      "Para garantir o seu consumo, basta adiciona-la a sumos e batidos (excepto durante a dieta), iogurtes, frutas e para confeccionar / finalizar pratos em geral."

      Esse gel que fala, é criado em contacto com os líquidos, e no que li, diz que ao ser ingerida forma esse gel em contacto com os liquidos no estomago, dando saciedade...

      Agora não lhe sei responder se faz o mesmo efeito colocando na água.

      Cumprimentos ;)

      Eliminar
  5. Ola boa tarde , eu pensava que tinha ca alguma receita, alguma dieta com a chia, mas nao vi. è muito bom usarmos a chia com 1/4 de agua , deixe ferver , ela tira a fome . hoje começei a fazer isso, espero emagrecer ! boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Suely.
      Muito obrigada pela sua sugestão.
      Sim, as sementes de chia fazem muito bem ao organismo e são aliadas na perda de peso.
      Por acaso tem razão, no blog não tem nenhuma receita usando chia, é um promenor a pensar...

      Este blog é um diario de uma dieta, A Dieta dos 31 Dias da Dra. Ágata Roquete, já conhece?

      Para perceber em que consiste leia este link:

      http://diariodietados31dias.blogspot.pt/2013/03/em-que-consiste-dieta-dos-31-dias.html

      Boa tarde e beijinho

      Eliminar
  6. Olá boa tarde. Será que podia dizer onde posso encontrar. ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Peço desculpa pela demora na resposta, mas tenho estado ausente do blog.
      As sememtes de chia sei que pode encontrar em ervanárias, em alguns supermercados na zona dietética e nas lojas celeiro.

      Eliminar
  7. Peço desculpa depois de tantos comentários ainda tenho dúvidas, posso adicionar as sementes de chia à minha dieta que só iniciei à dois dias? se sim de que forma o posso fazer? Um muito obrigada a todas as pessoas que com a sua experiência ajudam outras pessoas a conseguir bons resultados neste tema das dietas, fazer bem é sem dúvida a melhor forma de conseguir bons resultados em tudo na vida, obrigada....ManuelaF.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela, obrigada pelo seu comentário tão simpático. Foi com o intuito de ajudar que criei este blog para assim partilhar a minha experiência na dieta.
      Relativamente á sua pergunta, pode sim adicionar uma colherzinha de chá de sementes aos seus iogurtes e sopas, pois ajudam na perda de peso.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Para que preço se encontram?

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!