O que são e quais são os Alimentos Termogénicos!

Olá a todos!

Pelo título deste post já poderam ver qual é o tema de hoje. Após apresentar-vos o chá que tem feito parte do meu dia-a-dia (Chá Verde c/ Gengibre e Canela), o qual me ajudou a que na última pesagem tivesse menos 1 kilinho, resolvi falar-vos sobre os alimentos termogénicos, pois os 3 alimentos que compõem este chá, fazem parte desse grupo de alimentos.
 
Após mais uma viagem pelo maravilhoso mundo da internet, com a ajuda do Melhor Amigo do Homem, o Google (o cão já passou à história,lol), o resultado, foi este:
 
 

O que são alimentos Termogénicos?
 

São alimentos que aceleram o metabolismo e aumentam a nossa temperatura corporal. Estes alimentos, pelas suas propriedades, obrigam o nosso organismo a gastar mais energia aquando do processo de digestão, que resulta na queima de calorias  ao longo do dia, inclusivé durante o descando, que se traduz na perda de peso.

São alimentos indicados para quem pratica exercício físico, e pretenda aumentar a resistência aeróbica durante os treinos, pois melhoram o desempenho, reduzem a massa de gordura corporal queimando de forma eficaz as calorias, proporcionando uma melhor definição muscular.
 

Exemplos dos principais benefícios destes alimentos:
  • Aceleram o metabolismo;
  • Queimam a gordura corporal;
  • Auxiliam no emagrecimento;
  • Melhoram a circulação sanguínea;
  • Previnem contra o cancro do cólon e do ovário;
  • Auxiliam no tratamento de gripes;
  • Estimulam a digestão;
  • Eliminam os gases;

Contudo, apesar dos benefícios sitados, estes alimentos têm também, algumas contra-indicações, por isso devem evitar o seu consumo, as pessoas com os seguintes problemas:

  •  Hipertensão;
  •  Problema de insônia;
  •  Ansiedade;
  •  Problemas intestinais;
  •  Problemas cardíacos;
  •  Problemas na tireóide;

 Quais são os alimentos termogénicos?
 
 
Apresento-vos alguns dos alimentos termogénicos que podem ser nossos aliados no combate ao excesso de peso:
  • Chá verde - é um chá diurético, rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, na prevenção do cancro, no anti-envelhecimento e na queima de gorduras.
    O chá verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol mau) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas: que são substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
  •  
  • Canela - É um excelente antioxidante, que previne contra os danos causados pelos radicais livres, ou seja o envelhecimento e danos nas células, favorecendo todo o nosso organismo, e a nossa aparência externa, já que evita o envelhecimento precoce.O óleo da canela é antifúngico e antibacteriano forte, tratando doenças de pele diversas e acne com eficiência. É uma boa fonte de fibras, ferro, manganês e cálcio.
  •  
     
  • Gengibre - Além do seu poder termogénico, é também muito conhecido pelo seu poder medicinal no combate a algumas patologias, tais como, dores de garganta, rouquidão, tosse, gripes, constipações, enjôos e náuseas. Todas as propriedades terapêuticas devem-se ás suas várias substâncias , principalmente, ao óleo essencial, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.Contém também, nutrientes como a vitamina B6, o cobre, o potássio, e o magnésio.
 
 
(Dá agora para ter uma ideia, de porquê que esta mistura de Chá verde + Canela + Gengibre, é uma forte aliada na perda de peso)
 
  • Pimenta vermelha - Este alimento, quando ingerido transmite-nos a sensação de que a boca está a a arder, e o nosso cérebro recebe estímulo para apagar o fogo, libertando endorfina, que causa uma sensação de bem-estar, fazendo da pimenta, um alimento aconselhável para quem tem enxaqueca ou dores de cabeças crônicas. É também aconselhável no combate à depressão. A salivação, a transpiração e o rosto vermelho provocados pela vasodilatação que a pimenta causa, na verdade, é uma defesa do nosso organismo e esses sintomas não causam nenhum dano físico. A pimenta vermelha por ser antioxidante, e rica em flavonóides e vitaminas C, pode reduzir o risco de doenças crônicas como o cancro da próstata, as catarata, a diabetes e o mal de Alzheimer. Ela limpa o sangue, removendo assim as substancias tóxicas, que ingerimos através da alimentação e da poluição.
 
  • Alimentos ricos em Ómega 3 - Estes alimentos aumentam o metabolismo, queimam calorias e eliminam o excesso de líquido no corpo. O Ômega 3 está presente por exemplo, em peixes como a sardinha, o salmão, e o atum, e também nas sementes de linhaça.
 
  •  Café - A cafeína é o ingrediente ativo do café, mas está também presente em outras bebidas e comidas. Esta substância pertence ao grupo de compostos das metilxantinas, onde também está incluído o chá. As xantinas são substâncias capazes de estimular o nosso sistema nervoso, produzindo um certo estado de alerta de curta duração.
    O café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. Conta, também, com uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos.
    O uso exagerado da cafeína, em pessoas não acostumadas, pode causar aumento dos batimentos cardíacos e sensação de palpitação, mas o uso regular não causa tais efeitos.
    A cafeína mobiliza a gordura armazenada no nosso corpo e leva-a para o sangue para ser usada como fonte de energia. O efeito da cafeína na performance dos exercícios físicos deve-se, provavelmente, à diferença na percepção do cansaço, ou seja, ela tem um papel ergogênico no desempenho do exercício alterando a percepção neural do esforço e da disponibilidade física.

  •  Vinagre de maçã - A pectina, um dos seus principais componentes, é uma fibra solúvel que, alem de facilitar a digestão das gorduras e proteínas, ajuda a regular a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome, e o armazenamento de gorduras. Ao melhorar a eficiência do metabolismo, o Vinagre de Maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente.
    Além disso este fabuloso suplemento contém dezenas de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e outros nutrientes importantes para a saúde.
  •   
     
     
  • Laranja - É rica em vitamina C, auxilia o organismo na resistência a infecções, na formação de ossos e dentes, na cicatrização de feridas e queimaduras, dá vitalidade às gengivas, evita emorragias e acelera o metabolismo. 
  •  

     
     
     
  • Fibras - os alimentos ricos em fibras têm uma digestão mais complicada, pois o esforço exigido na mastigação e digestão desses alimentos gera um maior gasto de energia, gerando também impacto na aceleração do metabolismo. Por isso, é importante a escolha de cereais e derivados integrais, e um consumo diário adequado de verduras e legumes (principalmente folhosos) e de frutas com casca.
 
 
Pronto queridos leitores, de um modo geral, o que vos quis transmitir, é que só temos a ganhar ao ingerir este tipo de alimentos na nossa alimentação, que aliados também a esta nossa dieta, nos darão bons resultados na perda de peso, pois é isso que se pretende não é?
 
 
Espero que tenham gostado, e voltarei com mais novidades!



Fontes de Pesquisa:
 
 
 
Avaliação

20 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, gostei muito da informação. também estou a fazer a dieta dos 31 dias, vou no dia 11 e, como não consigo olhar para a balança e não me pesar, já vi que perdi 3 Kg, o que me faz andar super motivada. Durante o dia costumo beber chá, mas como já não está frio, compro daquele de saquetas solúvel, é chá verde e mais umas misturas, tem conhecimento se o efeito é o mesmo e , já agora, como faz o seu chá? O gengibre pode ser em pó moido?
      Obrigada
      Maria P.

      Eliminar
    2. Olá Maria P., Parabéns pela perda de peso!
      Relativamente a esses chás soluvéis, desconheço-lhes os efeitos, mas na minha opinião não há nada como o natural...

      O meu chá eu faço-o todas as noites antes de deitar, para no Dia seguinte de manhã, e já frio, coloca-lo na termus para levar para o emprego.

      Eu faço assim:

      - Coloco a ferver uma saqueta de chá verde num litro de água juntamente com um pau de canela.
      - Depois de fervido, raspo para o chá um bocado de gengibre fresco (um pedaço do tamanho de um dente de alho +ou-), que encontra no Continente por exemplo, e dura bastante no frigorifico. Com gengibre em pó nunca fiz.
      - Deixo de infusão cerca de 15m e depois é so coar.

      ;)

      Eliminar
    3. Obrigada pela resposta, vou experimentar, como adoro canela e já a uso bastante, não vai custar nada, até porque não gosto muito do sabor do chá verde.
      Boa sorte e felicidades.
      bejinho

      Eliminar
    4. Obrigado e Igualmente!
      O chá fica mesmo com um saborzinho a canela, e com um trago fresco, que deve ser causado pelo Gengibre...
      É bom.. ;)

      Beijo

      Eliminar
  2. Boa tarde!
    Encontrei-a por acaso pesquisado o efeito do chá verde + gengibre.
    Quero dar-lhe os parabéns pelo blog, muito bem elaborado e interessante.
    Agradeço as dicas, ando a fazer uma outra dieta ( 3 passos ) e toda a ajuda é bem vinda dado que tenho ainda bastante peso a perder.
    Fátima :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima! Muito obrigado, ainda bem que gostou. :)
      Boa sorte na sua dieta!

      Eliminar
  3. Boa noite,

    Alguém mencionou a dieta dos 31 dias e ao pesquisar no "melhor amigo do homem" fui encaminhada para o seu blog. Fiquei agradávelmente surpreendida com todas as informações que aqui encontrei. Não estou a fazer nenhuma dieta específica, mas consumo kéfir de leite, kéfir de água e sobretudo kombucha que me tem ajudado a perder peso. A kombucha é feita com chá preto e verde, daí que seja um ótimo regulador de peso. Dizem que nos ajuda a encontrar o nosso peso ideal :) Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina, muito obrigado pelo seu comentário!
      Obrigado também pelas sugestões ;)

      Eliminar
  4. Nocas, boa tarde.

    Tem alguma dica para a prisão de ventre? é o que mais tenho notado desde que iniciei a dieta. muito obrigada e parabéns pelo BLOG, pois tem sido um óptimo aliado ao livro dos 31 dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu pessoalmente nunca sofri de prisão de ventre. Mas noto uma alteração em mim. Nos dias em que como ao pequeno almoço as papas de aveia, pouco tempo depois sinto vontade de ir ao wc, enquanto que nos outros dias, sinto vontade mais tarde.

      Experimente a ver como corre consigo.
      Também ja ouvi falar de chás que ajudam, inclusivé a Dra. aconselha no livro a comprar.

      Um beijinho e obrigada pelo elogio.

      Eliminar
  5. Esses alimentos são primordiais para quem realmente quer perder aqueles quilinhos extras. Além da qualidade desses alimentos e serem naturais, é sempre importante ter um acompanhamento de um profissional para fazer a dosagem correta apesar de não ter contra indicação; Pois cada organismo tem o seu limite. Outro grande benefício é que se pode encontrar em qualquer lugar principalmente em farmácias de manipulação. Sucesso a todos!!! Fonte:http://bit.ly/ZI9aUi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vicente, obrigada pelo seu comentário!
      Sucesso para si também ;)

      Eliminar
  6. Olá, muito obrigado por responder. É uma enorme satisfação poder partilhar informações esse é um dos meus principais objetivos. E vejo que você também tem esse hobby. Encontrei bastante informações relevantes no seu blog por isso quero dá os meus parabéns para você!
    Gostaria de saber qual a finalidade do seu blog se é apenas hobby e transmitir informações ou tem outra finalidade...?
    Olha, você poderia ganhar muito dinheiro somente com suas informações sabia? olha, estou disposto a te ajudar... caso tenha algum interesse pode entrar em contato pelo e-mail: vicente_rodriguez75@hotmail.com siente da sua compreensão desejo uma ótima noite. e Muito sucesso. No aguardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vicente, obrigada!
      Sim este blog é um hobby!
      Começou por ser um diário dos meus menus durante a dieta, sentimentos, partilhas etc... e neste momento, é algo ainda mais especial, pois tenho pessoas que me seguem e as quais motivo, isso para mim é uma enorme satisfação!

      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Olá, Boa dia Nocas! tudo bem com você?
    Obrigado por responder meu e-mail e pela sua consideração.
    Nocas como te falei,gostei muito do seu blog e gostaria de montar uma parceria com você. Como assim vicente? Bem Nocas, eu divulgo o nome do seu blog no meu blog, e você divulga o meu blog no seu blog tudo bem...?? veja o link do meu blog:( http://www.vicentenet.com ) gostaria que desse uma olhada e pensasse com carinho á respeito só assim cresceremos juntos em parcerias.
    Abraço e muito sucesso! Deus abençoe seu projetos...
    no aguardo...
    Atenciosamente
    Vicente Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vicente,

      Fico lisonjeada com a sua proposta, e por achar o meu blog interessante.
      Vou sim analisar a sua proposta, e quando decidir entro em contacto!

      Cumprimentos

      Eliminar
  8. ola nocas senti-me animada com o seu blog interessante e queria as dicas da dieta dos 30 dias é possivel vc me passar e o que devo fazer pra adquiri-la?

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá ainda bem que está motivada, continue assim :)

      Para fazer a dieta é importante adquirir e ler o livro "A Dieta dos 31 Dias". Custa cerca de 16€ e lá contém todas as dicas para começar, bem como a história da própria nutricionista, Dra. Ágata Roquette, que também ela já sofreu excesso de peso.

      Vive em Portugal? Por cá o livro é vendido em livrarias, na Fnac, Book it, etc...
      Se morar fora, tente os contactos da Editora do livro para ver se lhe pode ser enviado.

      http://www.esferadoslivros.pt/distribuidores.php

      Beijinhos e dê notícias ;)

      Eliminar

Deixa aqui o teu comentário / dúvida, responderei o mais breve possível!